Vestido de Judy Garland vendido por 1,5 milhões de dólares

Leiloado vestido que a actriz envergou para a sua personagem Dorothy em O Feiticeiro de Oz.

Foto
Vestido tinha como base de licitação 800 mil dólares TIMOTHY A. CLARY/AFP

Um vestido usado por Judy Garland (1922-1969) no clássico do cinema musical americano O Feiticeiro de Oz (1939), realizado por Victor Fleming e George Cukor, foi vendido esta segunda-feira, em Nova Iorque, por 1,56 milhões de dólares (cerca de 1,47 milhões de euros).

A venda foi realizada num leilão da Bonhams, e a identidade do comprador, que licitou por telefone, não foi revelada.

O vestido azul e branco, um da dezena que terão sido feitos para a então jovem star de Hollywood usar para incarnar a personagem Dorothy no filme, era a peça mais valiosa das quatro centenas de lotes com souvenirs da “fábrica de sonhos” do cinema americano reunidos neste leilão promovido pelo Bonhams e pela empresa Turner Classic Movies – e que, no final, rendeu mais de 4 milhões de dólares (perto de 3,8 ME).

Descrito, segundo a agência Reuters, como tendo ainda as marcas de suor em torno do pescoço, mas em bom estado, o vestido de Judy Garland acabaria por duplicar o preço base de licitação, que era de 800 mil dólares.

Este vestido é um dos dois figurinos completos e em bom estado da personagem de Dorothy que ainda existem, disse à agência AFP Catherine Williamson, da casa Bonhams. “O vestido é considerado um verdadeiro ícone intemporal da época clássica de Hollywood”, precisou a responsável.

Há cerca de um ano, o traje do Leão Covarde – outra personagem central de O Feiticeiro de Oz –, usado pelo actor Bert Lahr (1895-1967), foi também vendido num leilão da Bonhams, por mais de 3 milhões de dólares.

Mas, até hoje, a peça da memorabilia cinéfila que foi vendida pela soma mais alta foi o vestido plissado "marfim" que Marilyn Monroe usou no filme O Pecado Mora ao Lado (1955), de Billy Wilder, e que em 2011 foi leiloado na Califórnia por 5,6 milhões de dólares (quase 5,2 ME). 

Sugerir correcção
Comentar