Valério Romão: Ler, uma parte da solução

O autor de Autismo e do mais recente Da Família fala sobre as leituras que o formaram, de como o escritor que é influenciou o leitor que foi, e do que une leitores e escritores: as grandes perguntas.

Fotogaleria
É no quarto que Valério Romão tem os livros, poucos, porque todos os outros estão num apartamento anterior. Daniel Rocha
Fotogaleria
Daniel Rocha
Fotogaleria
Daniel Rocha

Valério Romão vive numa rua estreita de Lisboa, num apartamento com uma pequena varanda com vista para as janelas dos vizinhos. É, de certa forma, um lugar que condiz com a sua obra, onde os grandes exteriores são mais imaginados do que reais ou são até fisicamente inacessíveis.

Dois gatos siameses andam entre a sala e o quarto, um movendo-se nervoso, o outro docemente.

Quando está em casa, Valério costuma ler entre estas duas divisões, e é no quarto que tem os livros, poucos, porque todos os outros estão num apartamento anterior. Os livros estão dispostos em prateleiras altas contornando a cama. Tem um bocadinho de cada coisa que ama: ficção, filosofia, poesia.

A conversa começou pelas leituras que ainda não fez e que planeia fazer: alguns clássicos, como o Ulisses, de James Joyce; certas obras da Virginia Woolf; filosofia, que em tempos leu muito e que quer retomar (Valério Romão estudou Filosofia e por cima da porta do quarto tem uma placa que diz: “departamento de filosofia”).

Nos últimos três anos publicou dois romances – Autismo e O da Joana –, uma peça de teatro e dois livros de contos. O último, Da Família, publicado, como os romances, pela editora Abysmo, saiu no final do ano passado.

Durante este período em que escreveu e publicou muito, leu pouco, e quando isso acontece diz que fica com a sensação de que esteve numa sala sem saber o que acontecia na sala ao lado. “Acontecer” é o verbo certo porque acha que um livro é uma entidade viva. E é por isso que um livro escrito séculos antes ainda nos fala. Pensa na leitura desse modo, como uma conversa. (“Quando gosto de um autor, não o leio muito de seguida, nem o quero ler logo todo, prefiro ir voltando a ele”, diz. “Se estiver muito tempo a falar com o mesmo autor acho que se torna chato – para mim e para ele.”)

Tem os livros bem arrumados e fazem o quarto bonito, mas não há nada de organizado ou decorativo na maneira como lê. Como leitor é, diz, “um franco-atirador”. Dispara em muitas direcções, mas sempre atrás de certas coisas: por exemplo, de autenticidade, de força, de intensidade ou, simplesmente, de vida. Ou, então, do risco que, para ele, não é o mesmo do que o exercício da procura da novidade, que acha que pode ser fútil. “Interessam-me cada vez mais os escritores que tomam grandes riscos, as obras que podiam ter falhado, que não tinham nada para dar certo.” O leitor que ele é, tal como o escritor, procura em cada livro um desafio.

Sobretudo procura sempre, ao ler, possivelmente aquilo que também procura ao escrever: a transmissão de uma experiência humana – que acontece através dos tempos ou apesar da passagem do tempo sobre um texto –, conhecimento, fazer pensar, fazer perguntas. Parece simples mas é cada vez mais difícil de encontrar, nestes tempos em que “temos todas as condições para ser felizes” e, no entanto, pressente, não somos tão felizes quanto parecia prometido. “Talvez tenha a ver com alguma ausência de espiritualidade ou de uma preocupação maior do que a preocupação com o quotidiano: não pensar que a vida é trabalhar 40 e tal anos e depois ter uma reforma e morrer”, diz. A angústia de viver talvez não atrapalhe a felicidade, antes seja parte da solução.

“Perguntas como: “o que estou aqui a fazer?” são perguntas que nos sobrevivem mas acho que hoje em dia não estão a ser respondidas. Parece-me que a arte está mais virada para a distracção dessas perguntas: não penses nisso, eu tenho aqui uma história...”, continua. “Nós não nascemos com a solução da existência resolvida. Cada homem ao nascer tem que redescobrir essas questões e quanto mais vasta a nossa cultura, mais há para redescobrir.”
 
Histórias de infância e listas de juventude
Um grande leitor pode não ser um escritor, mas normalmente um escritor é – ou foi – um grande leitor. Então, a primeira história de infância pode ser vista como uma de predestinação:

Tinha três anos e vivia em França com os pais. Estavam emigrados e Valério Romão nasceu, em 1974, no país que os pais tinham escolhido. O primeiro livro que leu podia ter sido em francês, mas foi em português. O pai dizia que da porta para dentro era Portugal e em casa só se falava português. Os livros não eram muitos, mas eram em português. Chegavam de vez em quando, depois de curtas viagens a Portugal.

Um dia, a irmã mais velha trouxe uma banda-desenhada do Tio Patinhas, e, depois, apanhou-o a ler. Viu-o a folhear o livro de quadradinhos e a contar alto a história. A irmã primeiro achou graça, pensando que ele estava a inventar o enredo. Depois, ficou espantada por perceber que ele de facto estava a ler. Ele lembra-se de perceber que dentro daqueles balões, as palavras correspondiam aos desenhos e contavam uma história. As letras encaixaram como se estivesse a fazer um puzzle e como se tivesse encontrado a solução. Seria uma solução duradoura, para um miúdo introvertido, que fazia poucos amigos e que não se sentia inteiramente desejado no país onde vivia. A mãe preferia vê-lo a ler do que a andar de bicicleta por Clermont-Ferrand, sozinho, a reconhecer a cidade ou a procurar a vista do vulcão onde, no topo, sempre havia neve.

Outro episódio, de uma criança com a cabeça, literalmente, na lua:

Seis anos talvez. O primeiro livro que pediu ao pai para comprar numa livraria era de astronomia para amadores, em francês.

Mas este livro não é para crianças, Monsieur – disse a livreira.
Mas é o que o meu filho escolheu – respondeu o pai.

Na infância, leu muita ficção científica. Pensava ser astrónomo ou mesmo astronauta, queria fazer qualquer coisa que tivesse a ver com o céu, o universo, o grande infinito. Era já, de outra maneira, o problema da existência a desenhar-se como principal preocupação.

Com a família regressada a casa, no Algarve, Valério Romão continuou a ler compulsivamente. Havia, em Tavira, uma biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian e era aí que ia buscar livros. Nunca trazia um único, mas vários, numa mistura eclética entre banda-desenhada, divulgação científica, literatura. Cresceu, através dos livros, em sítios onde nunca iria e com experiências que não poderia ter. “Eu não seria o mesmo sem essas leituras”, diz.

Dos livros que diz mesmo que o mudaram e que vê como momentos importantes, como outos episódios marcantes, na sua vida, podia fazer uma pequena lista: As Ondas, de Virginia Woolf; A Morte de Ivan Ilitch, de Tolstoi; Da Certeza, de Wittgenstein. À lista podia juntar personagens que passaram a fazer parte da sua memória pessoal, como a Alice (de Lewis Carroll), que quase acredita que possa ter existido, ou Raskólnikov (de Crime e Castigo, de Dostoiévski), que conhece atormentado nas ruas de São Petersburgo.

Influências
Como escritor – como todos os escritores – foi influenciado pelas leituras que fez. Com António Lobo Antunes e José Saramago tentou aprender a elegância. Sobretudo com Saramago, leu-o admirando os detalhes do trabalho, coisas pequenas mas fundamentais, que alteravam a cadência da leitura. Tentou aceitar as influências, em vez de tentar fugir delas, para encontrar a sua voz.

Mas o que é talvez mais interessante é a forma como a escrita contaminou o que lê e como lê. “Escrever tornou-me um leitor diferente”, diz. Como um engenheiro que atravessa uma ponte ou um cineasta espectador numa sala de cinema, quando lê não consegue deixar de pensar nos bastidores, em tudo o que está para além do visível resultado final. “Enquanto leio, uma parte de mim está a dizer: olha como o autor fez isto. É como a parte sóbria de nós quando estamos bêbados.”

Tornou-se também, sem dúvida, um leitor mais exigente, mas também um leitor que tenta combater a perda da ingenuidade ou do prazer. “Acho que até tenho mais prazer, porque além de ver o conteúdo, vejo a arquitectura.”

A conversa terminou nos autores que relê, poucos: Chesterton, C. S. Lewis, Wittgenstein. Os gatos voltaram do quarto para a sala, com os seus olhos azuis iguais e as personalidades completamente diferentes, como gémeos imperfeitos. O filho acordou a pedir o iPad. A namorada voltou para casa com um gelado. Continuámos a falar de ler, entre falar de crianças, de televisão, da cidade onde vivemos, de turismo, da vizinhança. A literatura, na biblioteca de Valério Romão, não está nem mais alta nem mais baixa do que os outros objectos e as grandes certezas e dúvidas de ser humano aparecem na rotina, com uma gentileza inusual. É de forma despretensiosa, e até parece comum, no melhor sentido desta palavra que nos une, que pergunta: “Tu sabes qual é o sentido da tua vida?”
 
A série O que lêem os escritores sai no primeiro domingo de cada mês

Sugerir correcção
Ler 1 comentários