Uma “shortlist difícil” no Turner 2014

São quatro os candidatos.

Foto
It Was Others, uma das obras de Duncan Campbell, um dos candidatos

Adrian Searl, o crítico-estrela do Guardian, não se poupa a adjectivos: os quatro candidatos ao prémio Turner de 2014 compõem “uma lista mais severa do que o habitual”, “com nomes pouco conhecidos” e “poucas concessões ao prazer visual”, escreveu Searl na edição online do jornal britânico.

 Duncan Campbell, Ciara Phillips, James Richards and Tris Vonna-Michell foram anunciados esta quarta-feira como candidatos ao mais mediático e importante prémio de artes plásticas do mundo. Campbell foi nomeado por uma exposição em que apresentou o conhecido filme de 1953 de Chris Marker e Alain Resnais As Estátuas Também Morrem ao lado da sua resposta a essa obra icónica: um filme que regista uma coreografia de Michael Clark e explora o universo internacional da comercialização da arte africana.

Ciara Phillips foi nomeada por uma exposição sobre a artista Corita Kent, que morreu em 1986 – apresentou gravuras, têxteis, fotografias e pinturas de parede numa instalação site-specific.

James Richards foi nomeado pela sua participação na última Bienal de Veneza e Tris Vonna-Michel por um conjunto de trabalhos de storytelling em que usou projecção de slides, fotocópias e imagens encontradas.

A 30 de Setembro a Tate Britain inaugura uma exposição colectiva em que os quarto apresentarão os trabalhos com que se candidatam ao prémio de 30 mil euros e cujo vencedor é anunciado a 1 de Dezembro.

Sugerir correcção
Comentar