Um editor por dia, um livro por dia

Clara Capitão, Alfaguara, Objectiva: Biografia involuntária dos amantes, de João Tordo.

Fotogaleria
Clara Capitão
Fotogaleria

“A menina dos meus olhos sempre foi a ficção literária”, confessa Clara Capitão, de 36 anos, directora da Objectiva. Começa o seu percurso em 2006 como editora de internacional na Editorial Presença, “comprava obras estrangeiras, em todos os géneros, para publicação em Portugal”. Dois anos mais tarde, com a criação da Objectiva em Portugal, surge o convite para ser a editora do projecto.

Uma das suas prioridades sempre foi a “procura de bons autores portugueses” de uma geração que acredita ser “particularmente criativa”, exemplificando com os nomes de João Tordo, Afonso Cruz, Valter Hugo Mãe e Ricardo Adolfo. “Muito intensa” na relação com os autores que edita, procura registos que sejam “inovadores ou diferentes” e que possam ser reconhecidos facilmente. “Lê-se umas linhas e percebe-se de quem é a obra que se está a ler”, diz.

Para esta Feira do Livro de Lisboa, Clara Capitão recomenda o romance de João Tordo,  Biografia involuntária dos amantes, editado pela Alfaguara. Na escolha pesou este ter sido o último autor português a entrar no catálogo desta editora.

À componente de mistério que ilustra habitualmente a narrativa do autor, junta-se uma história marcada pelo “poder da amizade, pela generosidade e pela entrega ao outro”. Numa altura em que “estamos talvez mais centrados nas nossas pequenas ou grandes preocupações” vale a pena ler esta história de João Tordo", que Clara Capitão considera "uma das vozes mais relevantes na literatura portuguesa contemporânea”.

 

Texto editado por Isabel Coutinho

 

 

Sugerir correcção
Comentar