Um editor por dia, um livro por dia

Cláudia Gomes, Porto Editora: Amores e Saudades de Um Português Arreliado , de Miguel Esteves Cardoso.

Cláudia Gomes
Fotogaleria
Cláudia Gomes Mário Santos/Porto Editora
Fotogaleria

O seu percurso na Porto Editora começa pela edição em multimédia, em 1996. Nove anos depois, Cláudia Gomes, de 41 anos, começa a trabalhar na edição para o papel. Hoje, é a actual directora editorial da Porto Editora, na divisão literária do Porto.

Editora de O Caderno de Maya, de Isabel Allende, e de A Desumanização, de Valter Hugo Mãe, Cláudia Gomes diz-nos o que procura quando edita um livro: “Qualidade, mas, acima de tudo, que os livros agradem aos nossos leitores.” Menciona ainda o carácter generalista do catálogo da Porto Editora – passa pela ficção e não ficção e abrange também o público juvenil. Porque acredita que o desenvolvimento de hábitos de leitura nos mais novos fará bons leitores no futuro. Sempre com os leitores em mente, confessa que gosta de todos os livros que edita, sentindo-os como um bocadinho seus: “São como filhos.” 

Para esta Feira do Livro de Lisboa, Cláudia Gomes escolhe Amores e Saudades de Um Português Arreliado, de Miguel Esteves Cardoso (cronista do PÚBLICO), autor que faz parte do seu imaginário. "Cresci a ler o MEC", lembra. O facto de este ser um livro de crónicas contou para a sua escolha, na medida em que considera que Miguel Esteves Cardoso "é absolutamente excepcional” neste género literário. “Para além da minha escolha pessoal, tenho a certeza de que qualquer leitor, de qualquer idade, se identificará com pelo menos uma destas crónicas.” Este livro fala de coisas simples, do dia-a-dia, e de sentimentos universais como o amor e a saudade.

 

Texto editado por Isabel Coutinho

 

Sugerir correcção
Comentar