Um editor por dia, um livro por dia

Sofia Monteiro, editora d ' A Esfera dos Livros: Jogos de Poder , de Paulo Pena.

Fotogaleria
Sofia Monteiro
Fotogaleria

Não existem muitos livros que cheguem fechados à A Esfera dos Livros. “O que gosto de fazer é isto: desenvolver um produto em conjunto com o autor para depois o entregar ao público”, diz Sofia Monteiro,  38 anos, sobre como se desenvolvem as publicações nesta editora – a ideia para a obra parte normalmente da editora, que identifica um tema e a pessoa indicada para o aprofundar num livro.

Sofia destaca os livros que criam a partir de temas mediáticos e que entregam a jornalistas para que os aprofundem. Foi assim com 10 erros da Troika em Portugal, de Rui Peres Jorge ou com Este País não É para Jovens, de Helena Matos e José Manuel Fernandes.

“O nosso orgulho foi criar um mercado que não existia em Portugal: livros práticos, livros que desenvolvessem um tema da actualidade que é muito referido nos media, mas de forma superficial”, diz a editora, que abandonou a carreira como jornalista para se juntar à equipa que fundou A Esfera dos Livros em 2005. A ideia era criar um projecto à semelhança do que existia em Espanha, com o mesmo nome e linha editorial.

Para a Feira do Livro de Lisboa, Sofia Monteiro destaca Jogos de Poder, do jornalista Paulo Pena (do PÚBLICO), sobre o sistema bancário português e a forma como entrou em crise. “É uma investigação inédita que analisa a situação de vários bancos: como é que chegámos aqui? Como é que muitos banqueiros caíram em desgraça e alguns estão mesmo a ser investigados pela Justiça”, explica a editora.

Sugerir correcção
Comentar