Portugueses já se podem candidatar aos três Prémios nacionais de Design

Galardões no valor de 7500 euros homenageiam Daciano Costa, Sebastião Rodrigues e Pádua Ramos. Os distinguidos serão anunciados a 12 de Setembro.

Foto
Pedro Cunha

Três Prémios de Design, cada um com o valor monetário de 7500 euros, foram lançados esta quinta-feira pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes) para distinguir profissionais de nacionalidade portuguesa.

Estas distinções foram criadas no âmbito do Ano Português do Design 2014-15, que foi anunciado em Maio do ano passado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC), numa iniciativa conjunta com o Ministério da Economia, com comissariado de Guta Moura Guedes.

De acordo com a DGArtes, as candidaturas aos Prémios Sebastião Rodrigues (design de comunicação), Daciano da Costa (design de produto) e Pádua Ramos (design de interiores) podem ser apresentadas a partir de agora e até 31 de Maio.

A designação dos galardões presta homenagem a três protagonistas do design português, dois deles anteriormente distinguidos pelo entretanto extinto Centro Português de Design – Daciano da Costa (1930-2005) e Sebastião Rodrigues (1929-1997) –, enquanto o terceiro prémio celebra pela primeira vez o trabalho do arquitecto Luís Pádua Ramos (1931-2005).

Ainda segundo a DGArtes, a iniciativa terá um carácter anual e "pretende estimular a produção de design de qualidade e o investimento em inovação e investigação na área, reconhecer e divulgar os melhores projectos de design de comunicação, de produto e de interiores".

Outro objectivo é "servir como factor de inovação, de competitividade e de cultura, sensibilizando o público para a relevância das obras de design de autores portugueses".

Os prémios destinam-se especificamente a designers profissionais de nacionalidade portuguesa que desenvolvam trabalho em Portugal ou no estrangeiro e a estudantes portugueses finalistas de design ou recém-formados, desde que tenham concluído o grau após 2010.

Cada prémio terá um montante global de 7500 euros, dividido nas modalidades de designers profissionais (5000 euros) e de designers finalistas ou recém-formados (2500 euros), e o júri poderá ainda atribuir menções especiais.

O júri ainda vai ser constituído, com representantes da SEC, da Secretaria de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, de uma instituição do ensino superior, além de um especialista em design e um coordenador.

Está previsto que cada um dos prémios tenha uma lista de finalistas até 31 de Julho. Estes terão de apresentar um projecto até 15 de Agosto para integrar uma exposição que será inaugurada a 12 de Setembro deste ano, data em que serão anunciados os vencedores.

Os interessados poderão obter informações sobre os novos prémios e o regulamento em www.designportugues.pt e em www.dgartes.pt.

Sugerir correcção
Comentar