Teresa Veiga volta a receber o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco

É a terceira vez que a autora recebe a distinção.

Foto

A escritora Teresa Veiga venceu por unanimidade o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, com o livro Gente Melancolicamente Louca, anunciou a Associação Portuguesa de Escritores (APE), que instituiu o galardão.

"Um júri constituído por Daniel Jonas, Isabel Cristina Mateus e Maria Carlos Loureiro, reunido na sede da APE [em Lisboa], decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio ao livro (...) editado pela Tinta-da-China", afirmou a APE, em comunicado.

"Pela elegância despojada da sua escrita, Teresa Veiga revela um notável domínio do tempo, espaço e ritmo narrativos, incorporando várias leituras e sintetizando-as fulgurantemente na sua voz. É com mestria que a autora trata o género, de forma a envolver o leitor nas diferentes atmosferas narrativas que constrói", justifica o júri.

É a terceira vez que a escritora é galardoada com este prémio: aconteceu em 1992 com História da Bela Fria e em 2009 com Uma Aventura Secreta do Marquês de Bradomín.

O Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, no valor pecuniário de 7.500 euros, foi instituído em 1991, pela APE, com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e "destina-se a distinguir uma obra em língua portuguesa de um autor português ou de país africano de expressão portuguesa, publicada em livro em primeira edição, no decurso do ano transacto".

"A data do acto formal de entrega será oportunamente anunciada", esclarece a APE.

Sugerir correcção
Comentar