Teatro como se fosse feira popular

De 4 a 11 de Julho, em Vila Nova de Famalicão, há Vaudeville Rendez-Vous: festival de teatro físico, circo e cabaret que tem ainda concertos, oficinas de formação, e sessões de cinema ao pequeno-almoço.

Foto
"Édipo", peça com forte tónica no poder e no governo da cidade e por isso será apresentada na Praça do Município de Vila Nova de Famalicão

Vaudeville Rendez-Vous é o festival de teatro físico, circo e cabaret que tem ainda concertos, oficinas de formação, e sessões de cinema ao pequeno-almoço.

 De 4 a 11 de Julho, em Vila Nova de Famalicão, há 12 espectáculos destes géneros que “não têm muita projecção em Portugal”, disse ao ÍPSILON Bruno Martins, director da companhia Teatro Didascália, que realiza um trabalho dentro do teatro físico

A companhia, criada em 2008, organiza agora este festival nas ruas do seu concelho. “O conceito do Vaudeville nasce nos Estados Unidos e é exactamente um conjunto que espectáculos que acontecem na rua quase como uma feira popular”, explica Bruno. Por isto, todos os espectáculos acontecem em praças e jardins e o objectivo é que a encenação crie uma relação com o espaço onde acontece, explica o director – por exemplo, a peça da Companhia do Chapitô é Édipo, peça com forte tónica no poder e no governo da cidade e por isso será apresentada na Praça do Município.

Além desta companhia portuguesa, há ainda a ArtEduca, que apresenta uma reinterpretação em concerto do filme de Buster Keaton One Week, Radar 360 com Suspensos, Este – Estação Teatral com Uma pequena História do Mundo ou o espectáculo de circo Deambulações Circenses dos CIOR.

Para além dos grupos portugueses, duas co-produções – Une Brique dans le Ventre, que junta os portugueses Terra na Boca aos belgas En Chantier(s) e Ibéria: A Louca História de uma Península, co-produção luso-espanhola dos Peripécia Teatro.

O destaque vai ainda para o espectáculo de abertura, Cabaret Elegance, dos espanhóis Elegants, e Do Not Disturb, dos espanhóis Vaivén – “duas estreias em Portugal, não só das encenações mas também destas companhias. Ambas conseguem uma dramaturgia muito coesa dentro do espectáculo de circo”, diz Bruno Martins.

A fechar, um último concerto em que os músicos, “além de muito virtuosos”, diz Bruno, também representam. Desconcerto, dos Clarinetes Ad. Libitum, estreou na Casa da Música em Novembro de 2013, na celebração dos 15 anos desta formação musical. Depois de terem experimentado a boa acústica daquela sala, tocam agora ao ar livre, para fechar o Vaudeville Randez-Vous no Parque da Juventude.

Sugerir correcção
Comentar