Tempestade em copo de água

Xavier Dolan põe um leque de vedetas aos gritos uns com os outros durante hora e meia sem que o resultado chegue a algum lado: Tão Só o Fim do Mundo.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

E, ao sexto filme, Xavier Dolan esbarra com força nos limites do seu cinema, convocando um leque de vedetas para andarem aos gritos uns com os outros durante hora e meia sem que o resultado chegue a algum lado.

O que o menino-prodígio canadiano que Cannes tornou num fenómeno crítico faz ao adaptar a peça de Jean-Luc Lagarce com um elenco de peso é uma tentativa de “subir de patamar” que nunca sai do mesmo sítio.

A premissa é relativamente convencional: um dramaturgo de sucesso (Gaspard Ulliel) regressa à cidadezinha provinciana onde cresceu para dar à família que não vê há mais de dez anos a notícia da sua doença terminal. A família, claro, é disfuncional até à quinta casa; Dolan filma-a quase sempre em grande plano, em cima do rosto, para melhor apanhar cada esgar, cada lágrima, cada sorriso, cada grito, revelando um voyeurismo paredes-meias com o intrusivo, quase com o abusivo. Seria uma opção estética defensável se Tão Só o Fim do Mundo chegasse a algum lado em vez de andar às voltas sem sair do mesmo sítio, sem que a sua trama ofereça qualquer redenção, justificação ou apaziguamento – é um ajuste de contas familiar que deixa tudo na mesma, tal como o filme parece repisar coisas que Dolan já fez antes (em Tom na Quinta e Mommy).

As personagens não têm espessura, são bonecos histéricos unidimensionais, desbaratando os seus actores (a excepção é uma irreconhecível Nathalie Baye no papel da mãe). Não é apocalíptico, é apenas maçador.

Sugerir correcção
Comentar