Soundgarden alargam leque de reedições com Badmotorfinger

Álbum cumpre 25.º aniversário. Ultramega OK regressa em 2017, data em que a banda quer voltar a produzir originais.

Jesus Christ Pose

A pouco mais de uma semana da data do 25.º aniversário do lançamento de Badmotorfinger – a 8 de Outubro –, os Soundgarden fizeram saber que o disco vai regressar às lojas. Deverá ser uma edição alargada do álbum, com lados b, gravações ao vivo e material de estúdio.

Badmotorfinger é o disco que a banda lançou no histórico ano de 1991 para o rock de Seattle – o mesmo em que Nevermind dos Nirvana e Ten dos Pearl Jam viram a luz do dia. Não é o mais bem-sucedido dos Soundgarden (esse é Superunknown, de 1994), mas é onde se encontram temas obrigatórios no alinhamento do grupo como Jesus Christ pose, Outshined ou Rusty cage.

Os Soundgarden estão a reeditar os seus trabalhos desde 2014, dois anos após King Animal (resultado da segunda vida da banda – a primeira durou de 1984 a 1997). Começaram por Superunknown e pelas “raridades” em Echo Of Miles: Scattered Tracks Across The Path Read. No ano passado, recuperaram Louder Than Love e Down On The Upside em vinil (e mp4).

O guitarrista Kim Thayil – que anunciou a reedição de Badmotorfinger numa entrevista à Loudwire publicada no final desta semana – diz que “estamos a falar de um catálogo que foi provavelmente negligenciado ao longo de cerca de uma década”.

Na mesma entrevista, Thayil revela que os Soundgarden têm uma dúzia de canções em bruto nas quais tem “a esperança” de poderem trabalhar em 2017, quando os compromissos do vocalista Chris Cornell e do baterista Matt Cameron com os Temple Of The Dog (projecto de disco único, que tem como ponto de partida a morte de Andrew Wood, voz dos Mother Love Bone, e está de regresso à estrada) e os Pearl Jam o permitirem.

A partir de 18 de Novembro, data de relançamento de Badmotorfinger (pelo menos nos EUA), fica só a faltar o álbum de estreia, Ultramega OK (1988), para completar a discografia reeditada da banda. Não será preciso esperar muito: Kim Thayil aponta o próximo ano como data provável para o fazer e diz que o disco sairá através da Sub Pop, a editora que os viu sair para a SST precisamente com esse álbum e já depois de terem editado os seus dois EP iniciais – Screaming Life e Fopp.

Sugerir correcção
Comentar