Sonic Boom em residência, Panda Bear em concerto, Mão Morta revistos: 2015 no GNRation

Espaço multidisciplinar de Braga já tem programa para o primeiro trimestre do próximo ano.

Fotogaleria
Co-fundador dos seminais Spacemen 3, Pete Kember estará em residência em Braga durante uma semana RUI GAUDÊNCIO
Fotogaleria
Panda Bear, a figura mais sonante dos Animal Collective apresentará o seu novo álbum, Panda Bear Meets the Grim Reaper a 12 de Março
Fotogaleria
Weyes Blood (Natalie Mering) actua a 28 de Fevereiro no GNRation
Fotogaleria
Tó Trips acompanhará Weyes Blood no seu concerto em Braga ALICE LUA
Fotogaleria
O músico e artista sonoro alemão Stephan Mathieu prepara uma peça construída a partir da discografia dos Mão Morta para apresentar no Mosteiro de Tibães MICHAEL BARLAND
Fotogaleria
Norberto Lobo trará o novo e recomendadíssimo Fornalha ao palco do GNRation a 17 de Janeiro VERA MARMELO
Fotogaleria
Gonçalo, guitarrista dos Long Way To Alaska, estreará as residências artísticas Trabalho de Casa

O GNRation, espaço multidisciplinar bracarense centrado na música e nas artes digitais, vem-se afirmando como inescapável centro de criatividade a Norte. Olhamos para a programação anunciada para os primeiros meses de 2015 e não é difícil perceber porquê. Pete Kember (Sonic Boom), Norberto Lobo ou Panda Bear passarão por lá. Sob o seu impulso, Stephan Mathieu estreará no Mosteiro de Tibães uma obra inspirada nos Mão Morta e Gonçalo, dos Long Way To Alaska, inaugurará o ciclo Trabalho de Casa: será isto o GNRation de Janeiro a Março.

Co-fundador dos seminais Spacemen 3, Pete Kember, Sonic Boom, estará em residência em Braga durante uma semana, período durante o qual registará um novo álbum. Dia 24 de Janeiro estará na Blackbox do GNRation e é provável que já ouçamos algum do material inspirado pela residência. Em Março, dia 12, um dos nomes com quem tem trabalhado recentemente enquanto produtor, Panda Bear, a figura mais sonante dos Animal Collective – assim o dita a celebrada carreira a solo –, apresentará na mesma sala o seu novo álbum, Panda Bear Meets the Grim Reaper (edição marcada para 12 de Janeiro).

Pelo meio, teremos a possibilidade de descobrir a música encantadora (e encantatória) de Weyes Blood, ou seja, a americana Natalie Mering, ex-colaboradora de Jackie-O Motherfucker e de Ariel Pink que encaminha a desolação de Nico para planuras celestiais e sabota com manipulação electrónica a delicadeza da folk (actua a 28 de Fevereiro e estará na melhor das companhias: a primeira parte será assegurada por Tó Trips).

Muita curiosidade gerará certamente o trabalho que o músico e artista sonoro alemão Stephan Mathieu prepara para apresentar no Mosteiro de Tibães. O seu percurso, iniciado enquanto baterista mas que entretanto originou uma obra onde trabalhou sobre peças de Stockhausen ou Phil Niblock e colaborações com Hans-Joachim Roedelius ou Josef van Wissem, passará agora a incluir os Mão Morta: o GNRation comissariou a Mathieu uma peça construída a partir da discografia da banda de Braga, forma de assinalar as suas três décadas de vida.

Da programação anunciada fazem ainda parte Norberto Lobo, que apresentará o novo e recomendadíssimo Fornalha a 17 de Janeiro e Gonçalo, guitarrista dos Long Way To Alaska que conta no percurso a solo com o EP Quim. Será este último a estrear as residências artísticas Trabalho de Casa, que o GNRation atribuirá a artistas locais que, por sua vez, se comprometerão a criar material único para apresentação ao vivo e preservação em registo discográfico (o concerto de Gonçalo está marcado para 21 de Fevereiro).

Paralelamente, o GNRation apresenta entre 17 de Janeiro e 28 de Fevereiro a exposição Phonambient Braga, instalação sonora e visual que pretende retratar a personalidade sonora da cidade. A seguir, dia 12 de Março, inaugurará Wide/Side, instalação interactiva de João Martinho Moura.

Sugerir correcção
Comentar