Só se aceitam 5 estrelas

Se uma empresa online não permite pagamentos PayPal é porque já fez merda ou pode falhar: não vale a pena arriscar.

Comprar coisas no eBay é a maneira mais segura de fazer compras que existe. É certo que os vendedores recebem a massa antes de mandarem a mercadoria e que, quando mandam, é quase sempre pela caminhada mais lenta. Mas nunca falha e, nas raras circunstâncias quando falham, a PayPal, que é dona do eBay — reembolsa os enganados e castiga fatalmente os enganadores.

Mesmo fora do eBay basta usar o PayPal para pagar as encomendas para ter a certeza de nunca ser roubado. Se uma empresa online não permite pagamentos PayPal é porque já fez merda ou pode falhar: não vale a pena arriscar.

A Amazon.co.uk (no caso de nós portugueses) também tem métodos de retribuição mas nunca há uma garantia absoluta, já que o modelo "Amazon Marketplace" permite grandes desresponsabilizações.

No abebooks.co.uk (para livros em segunda mão) o risco é maior. Mas, mesmo assim, nós, os compradores, temos uma arma poderosa. Só é pena que os concorrentes imorais e amorais (que existem sempre, zangados e cheios de inveja e de ódio) tenham a mesma arma à disposição: dar zero estrelas arruína qualquer reputação.

Ontem recebi um livro da Bookbarn International um novo e excelente alfarrabista inglês. Vinha com um papelinho a pedir-me que comentasse sobre o serviço. Mas logo a seguir avisou-me de que qualquer classificação que não fosse a máxima prejudicá-los-ia imensamente.

Se eu estivesse insatisfeito, pediam-me para falar com eles. Antes de os classificar.

Pois.

Sugerir correcção
Comentar