Sam Mendes preside ao júri do próximo Festival de Veneza

Realizador britânico vai trabalhar na 73.ª edição do festival, que mantém Alberto Barbera na direcção artística do evento.

Foto
Sam Mendes BEN STANSALL/AFP

O realizador britânico Sam Mendes é o presidente do júri do 73.º Festival de Veneza, que decorrerá em Itália entre 31 de Agosto e 10 de Setembro. 

Mendes, que venceu o seu primeiro Óscar com o seu primeiro filme, Beleza Americana em 2000, depois de ter iniciado o seu percurso no teatro, está "muito honrado" por ter sido convidado para o posto e por ter "uma forte ligação pessoal com Veneza" - trabalhou no museu Peggy Guggenheim local em 1984, quando estudava e a sua "recordação mais feliz do festival é lançar Caminho para Perdição (2002)" no evento, disse, citado em comunicado pela organização. 

As produções de Mendes, quer sejam destinadas ao palco ou ao ecrã, conseguem reconciliar as expectativas dos críticos mais exigentes com os gostos de públicos vastos, o que parece transcender todas as fronteiras geográficas e culturais", comenta o director do festival, Alberto Barbera, que viu o seu mandato, que deveria terminar passados os quatro anos que já exerceu, à frente do sector artístico do evento recentemente prolongado.

Em 2015, o Leão de Ouro, o prémio para melhor filme do festival, e o Leão de Prata, para o melhor realizador, foram para Desde Alla, de Lorenzo Vigas, e Pablo Trapero por El Clan.

Mendes realizou Beleza Americana, Revolutionary Road, Máquina Zero ou os dois últimos filmes de 007, Skyfall e Spectre. O seu oitavo filme está na calha e intitula-se The Voyeur's Motel.

 

 

Sugerir correcção
Comentar