Saint Laurent e Timbuktu são os mais nomeados aos César

Dez nomeações para o filme de Bertrand Bonello e oito para o de Abderrahmane Sissako nos prémios franceses.

Fotogaleria
Saint Laurent, de Bertrand Bonello, tem dez nomeações DR
Fotogaleria
Timbuktu é candidado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro DR
Kristen Stewart é no filme francês a assistente de Juliette Binoche
Fotogaleria
Kristen Stewart é no filme francês a assistente de Juliette Binoche DR
Fotogaleria
Há 30 anos que uma actriz norte-americana não era nomeada para os prémios franceses DR
Fotogaleria
Em 2014 houve dois filmes franceses sobre Yves Saint-Laurent, Pierre Niney está nomeado na categoria de melhor actor DR

O filme biográfico, de Bertrand Bonello, sobre o costureiro Yves Saint Laurent é o mais nomeado aos Prémios César, os Óscares franceses, e que serão entregues a 20 de Fevereiro no Théâtre du Châtelet, em Paris. Saint Laurent tem dez indicações. Além de Melhor Filme e Melhor Realizador, Gaspard Ulliel está nomeado como Melhor Actor e Jérémie Renier e Louis Garrel estão indicados na categoria de Melhor Actor Secundário.

Em ano de dois filmes sobre Yves Saint Laurent, as nomeações dividem-se também entre as duas produções. Pierre Niney, protagonista do filme de Jalil Lespert, Yves Saint Laurent, está nomeado como Melhor Actor e Charlotte Le Bon e Guillaume Gallienne foram indicados nas categorias secundárias. No total, Yves Saint Laurent tem seis nomeações.

Mas o segundo filme mais nomeado é Timbuktu, de Abderrahmane Sissako: oito nomeações. Sissako, que se baseou num episódio real de 2012, quando numa pequena cidade do Norte do Mali um casal foi apedrejado até à morte, é candidato ao César de Melhor Realizador. O crime, segundo os fundamentalistas islâmicos que ocupavam parte da cidade, era o homem e a mulher não serem casados. Timbuktu é uma produção entre França e Mauritânia candidata ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Na corrida ao prémio de realização estão, além de Abderrahmane Sissako e Bertrand Bonello, Olivier Assayas (As Nuvens de Sils Maria), Céline Sciamma (Bande De Filles), Thomas Cailley (Les Combattants), Robin Campillo (Eastern Boys), Thomas Lilti (Hippocrate).

Destaque para o filme de Assayas, As Nuvens de Sils Maria, nomeado seis vezes. Entre as nomeações, destaca-se a primeira vez em 30 anos que uma actriz norte-americana, no caso Kristen Stewart, concorre ao César de Melhor Actriz Secundária. A última actriz americana a ser nomeada para estes prémios foi a cantora de ópera Julia Migenes: em 1985  concorria na categoria de Melhor Actriz com Carmen, a adaptação do italiano Francesco Rosi da ópera com o mesmo nome que contava ainda com Plácido Domingo no elenco.

Kristen Stewart, estrela da saga Crepúsculo, foi indicada ao lado de Marianne Denicourt (Hippocrate), Claude Gensac (Lulu Femme Nue), Izïa Higelin (Samba) e Charlotte Le Bom (Yves Saint Laurent). A actriz de 24 anos interpreta Valentine, a assistente da actriz Maria Enders, interpretada por Juliette Binoche, também ela nomeada para os César mas na categoria de Melhor Actriz.

Estão nomeadas com Binoche, Catherine Deneuve (Dans La Cour), Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite), Emilie Dequenne (Pas Son Genre), Adèle Haenel (Les Combattants), Sandrine Kiberlain (Ela Adora-o) e Karin Viard (La Famille Bélier). 

Na corrida por um dos prémios mais ambicionados da noite, o César de Melhor Filme, a longa-metragem de Assayas concorre, além de Saint Laurent e Timbuktu, com Les Combattants – o primeiro filme de Thomas Cailley Eastern Boys, La Famille Bélier e Hippocrate.

A Academia Francesa tem ainda um prémio para o Melhor Primeiro Filme e nessa categoria estão nomeados Les Combattants, Ela Adora-o, de Jeanne Herry, Fidelio, L’Odyssée D’Alice, de Lucie Borleteau, Party Girl, de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis, e Qu’Allah Bénisse La France, de Abd Al Malik.

12 Anos Escravo, de Steve McQueen, Boyhood - Momentos de uma Vida, de Richard Linklater, Dois Dias, Uma Noite, de Jean-Pierre e Luc Dardenne, Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson, Ida, de Pawel Pawlikowski, Mamã, de Xavier Dolan, e Sono de Inverno, de Nuri Bilge Ceylan, são os nomeados a Melhor Filme Estrangeiro.

A lista completa das nomeações pode ser consultada aqui

Sugerir correcção
Comentar