Roma precisa de ajuda para salvar os seus monumentos

Esmagada sob uma dívida de 12 mil milhões de euros, a cidade deixou de ter meios para garantir a manutenção do seu património.

Foto
Com 300 euros é possível contribuir a título individual para o restauro do Mercado de Trajano ALBERTO PIZZOLI/AFP

A cidade de Roma lançou esta terça-feira um apelo ao sector privado, em Itália e no estrangeiro, para financiar o restauro de uma centena dos seus monumentos mais emblemáticos. "Ajudem-nos a garantir que Roma continua a dar que falar e permanece uma referência de beleza no mundo!", reclamou perante a imprensa Francesco Paolo Tronca, que até às eleições de Junho assume interinamente a presidência da câmara da cidade.

Esmagada sob o peso de uma dívida de cerca de 12 mil milhões de euros, Roma deixou de ter meios para garantir a manutenção do seu património, um dos mais ricos do mundo, do Circo Máximo ao Fórum, passando pelas suas paredes aurelianas que remontam à Antiguidade. A capital italiana decidiu por isso apontar baterias à atracção de fundos de empresas e institutos privados do mundo inteiro, chamados agora a financiar uma centena de projectos devidamente listados e orçamentados. "Devemos [este projecto] a Roma e devemo-lo também ao mundo inteiro", declarou Tronca. "Sozinhos, nunca lá chegaremos", enfatizou o autarca.

"A cidade já não tem sequer dinheiro para cortar as ervas daninhas", lamentou aos jornalistas Claudio Parisi Presicce, o responsável pelo património no município. O presidente da câmara enfatizou a importância do projecto 

O apelo directo ao mecenato não é uma novidade para a cidade endividada. O restauro da Fonte de Trevi, concluído em Novembro passado, foi financiado por um grupo italiano de pronto-a-vestir de luxo. Foram também os privados a garantir as verbas necessárias para outros importantes trabalhos actualmente em curso, como o restauro do Coliseu e da escadaria da Praça de Espanha, suportados respectivamente por uma joalheiro e por um fabricante de calçado.

Os mecenas privados poderão desta vez fazer a sua escolha a partir da lista de ideias propostas pela cidade e do custo estimado de cada intervenção. Pagar a manutenção das 80 fontes da capital, por exemplo, implica desembolsar dez milhões de euros; mais barato fica custear a iluminação do Circo Máximo (um milhão de euros) ou reparar o aqueduto de Acqua Virgo (600 mil euros), que alimenta, entre outras, a Fonte de Trevi.

Os aficcionados de Roma, turistas ou habitantes, podem também contribuir com um cheque de 300 euros para o restauro do Mercado de Trajano.

"Precisamos que a manutenção do nosso património seja feita de modo contínuo", acrescentou o presidente da câmara, precisando que essa simples tarefa custaria 25 milhões de euros.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários