Rod Taylor, protagonista de Os Pássaros, morre aos 84 anos

O actor que se destacou no filme de 1963 de Alfred Hitchcock morreu nesta quarta-feira.

Rod Taylor em <i>Os Pássaros</i>
Fotogaleria
Rod Taylor em Os Pássaros DR
Fotogaleria
O actor em Sacanas sem Lei DR
Fotogaleria
No filme A Máquina do Tempo DR
Fotogaleria
No filme A Máquina do Tempo DR
Fotogaleria
Com Tippi Hedren no filme de Hitchcock DR

O actor australiano que protagonizou Os Pássaros, filme de Alfred Hitchcock de 1963, morreu nesta quarta-feira em Los Angeles, noticia a imprensa norte-americana. Rod Taylor tinha 84 anos.

Actor da era dourada de Hollywood, Rod Taylor foi um nome recorrente da televisão entre os anos 1960 e 1980. Contracenou ao lado de nomes como Elisabeth Taylor, James Dean ou Jane Fonda mas foi no papel de Mitch Brenner, em Os Pássaros, que se destacou.

Os Pássaros, de 1963, é um dos mais emblemáticos filmes de Alfred Hitchcock e tem à cabeça uma das suas loiras preferidas, Tippi Hedren. Baseado no conto homónimo de Daphne du Maurier, Rod Taylor protagonizou com Tippi Hedren o casal deste thriller, que começa num encontro casual numa loja de animais e acaba com uma reviravolta inesperada em Bodega Bay, onde vivia a personagem de Taylor. Aqui, o romance dá lugar ao horror com pássaros descontrolados a atacar a população desta pequena localidade.

“Foi um grande companheiro, éramos muito, muito, amigos”, reagiu à revista People a actriz Tippi Hedren, também com 84 anos. “Ele foi uma das pessoas mais divertidas que eu conheci, cheio de ideias e elegante. Tinha tudo de bom aquele homem”, acrescentou ainda Hedren.

No total, o actor apareceu em mais de 50 filmes e em dezenas de programas de televisão ao longo de uma carreira de décadas. Foi, inclusive, actor convidado em Twilight Zone, no episódio And When The Sky Was Opened, em 1959.

O seu primeiro papel de destaque foi no filme A Máquina do Tempo, a adaptação de George Pal, em 1960, do clássico de ficção-científica de H. G. Wells. Taylor foi o viajante no tempo que, muitos anos no futuro, se apaixona por uma mulher interpretada por Yvette Mimieux.

Rod Taylor entrou também no filme de culto sobre a contracultura americana Zabriskie Point (1970), de Michelangelo Antonioni, e com banda sonora dos Pink Floyd, e deu ainda voz um dos desenhos animados mais célebres da Disney, Os 101 Dálmatas.

O seu último trabalho no cinema foi em 2009 quando deu vida a Winston Churchill em Sacanas Sem Lei, de Quentin Tarantino.

Rod Taylor, que nasceu em Sidney, mudando-se para Hollywood nos anos 1950, completaria 85 anos no domingo.

O actor era casado há mais de 30 anos e deixa uma filha, Felicia Taylor, correspondente da CNN. Foi a este canal norte-americano que Felicia Taylor reagiu: “O meu pai adorava o seu trabalho. Ser actor era a sua paixão, considerando-a uma arte nobre sem a qual conseguia viver”.

Sugerir correcção
Comentar