Robert Downey Jr., ou Homem de Ferro, é o mais bem pago de Hollywood

Hollywood está a produzir super-heróis milionários a partir de actores que protagonizam filmes com grande investimento em efeitos especiais.

Foto
Robert Downey Jr. na estreia de Homem de Ferro, em Sydney, Austrália, em 2008 Reuters

Robert Downey Jr. é actor mais bem pago de Hollywood, com uma receita de 75 milhões de dólares (cerca de 55 milhões de euros), segundo a lista da revista Forbes publicada esta terça-feira. Depois dele aparecem Dwayne Johnson, com 52 milhões de dólares (38 milhões de euros) e Bradley Cooper, como 46 milhões (34 milhões de euros).

O lucro do actor de 49 anos explica-se pelo seu papel de Homem de Ferro nos três filmes dedicados à personagem, o último dos quais estreado em 2013, sendo que Downey Jr. é ainda parte integrante, uma vez mais como Homem de Ferro, no sucesso de bilheteiras Os Vingadores (2012). Segundo a Forbes, o actor é principescamente pago porque neste momento seria impossível à Marvel continuar as sagas sem ele. 

Os filmes protagonizados por Robert Downey Jr. na pele daquele super-herói renderam à Marvel cerca de três mil milhões de euros em bilheteira e “outros milhões mais” em videojogos e merchandise, lê-se na Forbes. No próximo filme como Homem de Ferro, Avengers: Age of Ultron, previsto para 2015, Downey Jr. vai receber mais dinheiro que nos últimos, avança a Forbes.

Na lista deste ano há outro super-herói: Chris Hemsworth, que é Thor no cinema, está em quinto lugar com 37 milhões de dólares (27 milhões de euros) de ganhos. “Os efeitos especiais e as sequências de acção indispensáveis aos actuais blockbusters custam muitos milhões de dólares. Qualquer dinheiro que os estúdios possam poupar escolhendo actores menos famosos é dinheiro ganho”, escreve a revista.

Dwayne Johnson, em segundo lugar com os seus 52 milhões de dólares, fez este ano Hércules, em que há uma aproximação entre o semideus da mitologia grega e a imagem dos super-heróis em filmes e videojogos, pela forte carga de efeitos especiais cenas de acção.

Bradley Cooper deve o seu terceiro lugar à sua “mistura inteligente de blockbusters e filmes mais prestigiados” – fez milhões com A Ressaca - Parte III, mas também com Golpada Americana, lê-se na Forbes. Cooper pagou uma pequena parte deste último filme e encaixou uma parte dos 251 milhões de dólares (186 milhões de euros) no box office.

Em quarto lugar, Leonardo DiCaprio, ganhou 39 milhões de dólares (29 milhões de dólares) como protagonista de O Lobo de Wall StreetO Grande Gatsby – "o tipo de histórias para adultos que já não se fazem", escreve a revista norte-americana.

A lista da Forbes compõe-se apenas de actores – a lista das actrizes mais bem pagas é lançada mais tarde – e é relativa ao ano entre Junho de 2013 e Junho de 2014.

Sugerir correcção
Comentar