Receitas do cinema na China aumentaram 36% em 2014

Todos os dias abriram no país, em média, 15 novas salas.

Foto
As bilheteiras de cinema na China renderam 3,94 mil milhões de euros em 2014 DR

A indústria de distribuição e exibição cinematográfica na China teve, em 2014, um aumento de 36% relativamente ao ano anterior, e o número de cinemas subiu a uma média de 15 novos ecrãs por dia.

Estes são números divulgados esta quinta-feira pela agência Nova China – e referidos pela agência de notícias francesa, AFP –, que cita dados fornecidos pelo presidente do organismo estatal que gere a televisão, rádio e cinema no país, Zhang Hongsen.

Outros números a confirmar a vitalidade da actual indústria cinematográfica chinesa: 3,94 mil milhões de euros (29,6 mil milhões de yuans) de receitas de bilheteira, sendo mais de metade deste montante (54%) resultante de produções nacionais, e colocando o país no segundo lugar do mercado mundial do sector, logo a seguir aos EUA.

Este número é explicado pelo facto de a China proteger a sua produção própria com um sistema de quotas draconiano, que limita o número de filmes estrangeiros distribuídos no seu território a algumas escassas dezenas por ano.

Por toda a China abriram, no ano transacto, perto de 5400 novas salas em cerca de mil novos cinemas, fazendo subir o número global de ecrãs em todo o país para 23600.

Este crescimento, que abre perspectivas promissoras para a indústria cinematográfica chinesa, é justificado, avança a AFP, pelo “rápido crescimento da classe média, que gosta de sair ao fim-de-semana e frequentar os multiplexes nos novos centros comerciais”.

Sugerir correcção
Comentar