Quim e Manecas fazem 100 anos e dão o mote para o festival AmadoraBD

O Festival Internacional de Banda Desenhada arranca a 23 de Outubro.

Foto
Quim e Manecas são duas das personagens mais icónicas de Stuart de Carvalhais DR

As personagens Quim e Manecas, criadas pelo caricaturista Stuart de Carvalhais, celebram cem anos e a efeméride marcará o próximo AmadoraBD – Festival Internacional de Banda Desenhada, dedicado ao tema A criança na BD, foi nesta quinta-feira anunciado.

A 26.ª edição acontecerá de 23 de Outubro a 8 de Novembro e a exposição central, no Fórum Luís de Camões, será dedicada aos irmãos Quim e Manecas, duas personagens que apareceram pela primeira vez em 1915, no Século Cómico, o suplemento humorístico do jornal O Século.

O AmadoraBD regressa ao trabalho de Stuart de Carvalhais (1887-1961), desenhador que introduziu a banda desenhada em Portugal, e àquelas duas personagens depois de lhes ter dado destaque em 2010, quando o festival assinalou o centenário da implantação da República.

O comissário da exposição central é o investigador João Paulo de Paiva Boléo, que, em 2010, organizou o livro que reúne cerca de 200 pranchas de Stuart de Carvalhais com as aventuras de Quim e Manecas, publicadas entre 1915 e 1918 naquele jornal.

Em 2010, quando se falou sobre Quim e Manecas nos cem anos da República Portuguesa, João Paulo de Paiva Boléo afirmava que a BD de Stuart de Carvalhais é "uma das grandes obras de arte do século XX".

"A primeira República está toda no Quim e Manecas. Se há uma banda desenhada republicana, em todos os sentidos do termo, é esta", disse Paiva Boléo.

Além de ter publicado n’O Século, o reputado pintor e desenhador publicou trabalhos em jornais como o Diário de Notícias, Diário de Lisboa e A Bola e em revistas como a Sátira e Cara Alegre.

A propósito das duas personagens, no âmbito do festival AmadoraBD, o concurso nacional de banda desenhada tem como tema Uma nova aventura de Quim e Manecas e os concursos de cartoon e ilustração serão subordinados à Declaração dos Direitos da Criança.

Os trabalhos vencedores vão integrar uma das exposições do festival.

Este ano haverá novamente prémios atribuídos às melhores obras de banda desenhada e ilustração para a infância publicadas no mercado nacional (em categorias como melhor álbum, argumento, desenho ou livro de tiras humorísticas).

O prazo de candidatura termina a 7 de Setembro.

O AmadoraBD é o festival de banda desenhada com maior expressão em Portugal e é organizado pela autarquia da Amadora.

Sugerir correcção
Comentar