Quando Kevin Spacey é Nixon e recebe Elvis na Casa Branca

Elvis & Nixon, o encontro tão improvável que aconteceu em 1970 e que agora é um filme.

Fotogaleria
Fotogaleria

Kevin Spacey não consegue sair da Casa Branca. Ele é House of Cards e, agora, ele é Elvis & Nixon, a comédia realizada por Liza Johnson  em que o actor interpreta o infame Presidente norte-americano Richard Nixon num filme sobre o encontro – verídico – com Elvis Presley em 1970.

Michael Shannon é Elvis, que neste filme recupera um dos episódios mais extravagantes da vida (sur)real do rei do rock – num dia de Dezembro de 1970, com o Natal à porta, Elvis Presley apareceu nos portões da sede do Governo norte-americano com a exigência de falar com o Presidente Richard Nixon. Queria, conta o filme estreado em Abril nos EUA e que chegou por estes dias ao Reino Unido, ser um agente policial – queria que Nixon oficializasse a sua nova posição, a de agente federal infiltrado da agência antidrogas Bureau of Narcotics and Dangerous Drugs.

“O distintivo dos narcóticos representava uma espécie de expressão maior de poder para ele”, escreveu a sua viúva, Priscilla, nas suas memórias em que detalha que Elvis foi à Casa Branca para obter algo que lhe dava muito jeito dados os seus rompantes recentes – “com o distintivo federal [de uma agência de controlo] de narcóticos, ele [acreditava] que podia entrar em qualquer país com armas e com as drogas que quisesse de forma legal”.

Foto
Duas figuras do imaginário global, dois homens de uma América que flirtava com a decadência política e moral

Avisou o Presidente de que estava a caminho e do que queria, oferecendo-se para “ajudar o país” no que fosse preciso, e o encontro acabaria por acontecer, documentado numa fotografia histórica que é sempre acompanhada por algum comentário quanto à sua bizarria ou improbabilidade. Conseguiu não só o encontro, como o distintivo, e Nixon recebeu em troca um abraço inesperado.

Duas figuras possantes do imaginário global, dois homens de uma América que flirtava com a decadência política e moral, e agora um filme que está a ser bem recebido pela crítica - e que ainda não tem data de estreia em Portugal – em que Spacey é Nixon e Washington e Shannon é Elvis, ou Las Vegas. A história é contada a partir do ponto de vista dos assistentes e/ou amigos dos dois protagonistas e tem guião de Joey Sagal, Hanala Sagal e Cary Elwes. Do elenco constam ainda Colin Hanks, Johnny Knoxville, Alex Pettyfer e Sky Ferreira, que pairam exasperados em torno dos dois poderosos homens, representados como bobos que, peculiarmente, presidem à corte. 

Sugerir correcção
Comentar