Qualquer coisa que seja de verdade

Fechados num teatro, três actores ensaiam um espectáculo sabendo que lá fora há pessoas a morrer. É em São Petersburgo, no ano de 1905, mas podia ser aqui e agora: João Reis traz o dilema moral de Neva, do dramaturgo chileno Guillermo Calderón, para o palco do Teatro Carlos Alberto.

Foto
Diogo Baptista

Três actores vestidos de preto, iluminados pela resistência incandescente de um velho aquecedor, e lá fora – na rua, no mundo – um domingo sangrento em São Petersburgo (cenas, aliás das mais icónicas, da luta de classes).

Foi assim a primeira aparição de Neva em Portugal. Já a caminho de se tornar um caso exemplar do teatro latino-americano, a caminho de ser recebido em ombros na Europa e nos EUA, o chileno Guillermo Calderón tinha estado um ano antes no Festival de Almada com Diciembre, onde imaginava o futuro como repetição do passado (o Chile em conflito com o Peru e com a Bolívia, mais de cem anos depois da Guerra do Pacífico). Em 2010, chegava ao Próximo Futuro, o entretanto extinto programa de cultura contemporânea da Gulbenkian, com uma peça onde fazia o movimento contrário e imaginava o passado como máquina infernal de aprisionar o futuro: nesse longínquo massacre de 1905 em que as tropas do czar esmagaram um número indeterminado de manifestantes, nos corpos que então ficaram a boiar no rio Neva, Calderón viu não só os corpos que Pinochet pôs a boiar quase 70 anos depois numa galáxia bastante distante, o rio Mapocho, mas também o trauma fundador que condena ao fracasso todas as revoluções, ou pelo menos a única que ele viu acabar (e, claro, a acabar mal).

Passaram-se cinco anos e várias vindas de Calderón a Lisboa – com outros textos em que não saía desse sinistro Chile pinochetista (Villa + Discurso, em 2011; Escuela, em 2014) – até esta segunda aparição de Neva, agora em português, que ontem se estreou no Teatro Carlos Alberto, Porto, onde fica até ao próximo dia 15 (de 26 a 29, estará no São Luiz, em Lisboa). Não é um efeito da primeira: João Reis, que aqui volta a interromper a carreira de actor para se sentar a encenar, não viu Neva em Lisboa, na encenação original do próprio Calderón que permanece até hoje, incandescente, na memória de muitos espectadores.  Escolheu esta peça porque, “por força das circunstâncias e da crise”, andava “à procura de um texto para poucos actores” (Neva pedia três: Lígia Roque, Cristovão Campos e Sara Barros Leitão): “Chegou-me às mãos num tráfico entre amigos e assim que o li fiquei agarrado, porque levanta essa questão incontornável da utilidade do teatro, e da necessidade e da pertinência de o continuarmos a fazer, e porque é um texto de actores para actores – sendo que esta minha curta experiência de encenador serve sobretudo para me aproximar dos actores. Não é recorrente nem eu quero que o venha a ser.”

Certo, é com a sua “cabeça de actor” que João Reis olha para Lígia Roque, Cristovão Campos e Sara Barros Leitão. Como não olhar com essa cabeça quando, em cima do palco, eles são actores de 2015 a fazer de actores de 1905 – e quando um desses actores, a mítica Olga Knipper (Lígia Roque), é o fantasma, tal como o ficciona um dramaturgo nascido no Chile em 1971, da “primeira actriz do Teatro de Arte de Moscovo, onde tudo se ensaia, tudo se sente e tudo se recorda com uma emoção brutal”, e além do mais “viúva dele, do génio, de Anton Pavlovich Tchékhov”? É “um teatro com várias camadas”, o de Neva. E com os milagres e os equívocos criados na incessante “transferência dos actores para as personagens e das personagens para os actores” que se processa dentro do próprio texto, e que torna impossível distinguir a vida do teatro e o teatro da vida.

É esse, de resto, o dilema moral destes três actores que, fechados num teatro, ensaiam um espectáculo sabendo que lá fora nas ruas de São Petersburgo, 40 graus abaixo de zero, há pessoas a morrer (incluindo, possivelmente, todos os outros actores da companhia). Tal como tinha sido esse o dilema de Olga Knipper quando, fechada num teatro, fazia os papéis das mulheres que Tchékhov escrevia enquanto lá fora, na sua casa de Ialta, ele cuspia os pulmões.

Não é verdade que alguém tem de entreter os espectadores enquanto o mundo acaba?

Fantasmas
Aleko quer ir viver para o campo. Olga quer continuar a representar. Masha não quer trabalhar pintada, não quer parecer bonita. Quer queimar tudo, e atirar barris de pólvora às pessoas que sabem dançar a valsa: “A história passa como um fantasma, vai haver uma revolução. E quem é que é suficientemente imbecil para ficar trancado numa sala de teatro (…)? Querem fazer qualquer coisa que seja de verdade? Saiam à rua e vejam a força simples da violência política, o fim do regime. É tão bonito matar um general e rebentar um ministro com uma bomba, vem um cheiro a justiça.”

Sentados no palco do Teatro Carlos Alberto, depois de mais um ensaio, enquanto na rua ainda não há Governo e certos países da União Europeia tratam refugiados como lixo, os actores de Neva também têm dúvidas sobre onde estar. Cristovão Campos: “Os actores devem estar no palco, por isso é que são actores. Mas depois o indivíduo que também é actor deve estar na rua.” Lígia Roque: “Para os actores, a decisão acerca do lugar onde devem estar é uma demanda diária que se manifesta na escolha do texto a fazer, das pessoas com quem trabalhar. Por isso é que o momento em que o Guillermo Calderón situa esta peça não é inócuo: é o momento de uma grande revolução social mas também da grande revolução teatral do Stanislavski.” João Reis: “Estou como o Aleko, numa fase mais contemplativa em que gostava de ter mais tempo para ler e para estar parado. Mas também me revejo no desejo de revolução da Masha e no desejo mais conservador, de disciplina e de teatro, da Olga.”

Mesmo tendo sido sobretudo este último, o desejo de teatro, a agarrá-lo ao texto, João Reis acredita que a Europa de 2015, como a Rússia de 1905, precisa urgentemente de desejar a revolução. “A Rússia de 1905 é uma metáfora: podemos imaginar esta situação a acontecer hoje em Atenas ou em várias outras cidades europeias, porque efectivamente precisamos de fazer alguma coisa.”

É o tipo de frase que uma actriz de Tchékhov podia dizer – e que uma actriz de Tchékhov de facto dizia neste mesmo palco, mas há dez anos, numa encenação de Nuno Carinhas que em certo sentido agora assombra Neva. Literalmente, porque a alcatifa que então cobria o chão de O Tio Vânia é agora uma cortina, mas mais do que isso, diz o director artístico da casa, a quem João Reis pediu para tratar da cenografia e dos figurinos: “Esta é uma peça de fantasmas: o fantasma de Tchékhov, da sua actriz, das suas personagens. Mesmo a Masha e o Aleko, que vampirizam esse legado, são profundamente tchekhovianos no seu desespero, nas suas ambições, nos seus afectos, nas suas simulações, sem deixarem de amalgamar outros acontecimentos noutros lugares e noutras datas. Mas o século XX foi isso, uma sucessão de acontecimentos, e somos filhos de todos eles.”

Talvez por isso não soe tão estranho, nem tão anacrónico, vir cá fora dizer, neste Portugal de 2015, que não há deus nem há czar.

Sugerir correcção
Comentar