Quadro de Paula Rego é vendido pelo segundo valor mais alto das obras da pintora

Foto
Broken Promises (2006) DR

O quadro "Broken Promises", de Paulo Rego, foi leiloado nesta terça-feira em Londres por 713,250 libras, ou seja, 852.708 euros. O valor ficou muito perto do recorde da pintora portuguesa, atingido em Junho com a obra “Looking Back” (“Olhando para trás”, em português), arrematado por 862 mil euros.

O quadro, inspirado na ópera "Madama Butterfly" de Puccini, foi à praça no leilão de arte contemporânea e do pós-guerra da Christie's, emLondres, por 400 mil libras (cerca de 477 mil euros), tendo superado assim as estimativas da leiloeira.

"Broken Promises", pintado em 2006, conta a história de uma jovem japonesa que casa com um oficial americano, que depois a abandona por uma mulher da mesma nacionalidade.

A obra da artista, que mora em Londres, foi adquirida pela galeria Marlborough Fine Art Ltd em 2006, e depois exibida no Museu Nacional Rainha Sofia, em Madrid, durante a temporada 2007-2008, e em Washington, no Museu Nacional das Mulheres na Arte.

Paula Rego, nascida em 1935, continua a ser a segunda pintora mais cotada no mercado internacional da arte, a seguir a Helena Vieira da Silva (1908-1992), que teve duas obras vendidas por mais de um milhão de euros cada uma.

No mesmo leilão, foi à praça o "Retrato de Henrietta Moraes", pintado por Francis Bacon em 1963, e que foi vendido por 21, 3 milhões de libras (cerca de 25 milhões de euros). O quadro, considerado a estrela do leilão, é uma das obras "mais sedutoras e sexualmente marcadas" de Bacon, escreveu a Chritie's em comunicado. "A atmosfera cuidadosamente composta através da cor é vigorosamente invadida pelos extraordinários golpes de pincel carregado que criam a figura voluptuosa da mulher."

Notícia actualizada no dia 15/02 às 13h48
Sugerir correcção
Comentar