Piratarias

É excepcional a generosidade com que o historiador António Araújo (A.A.) partilha o que pensa e o que lê no blogue Malomil. Comoveu-me o que escreveu sobre a morte de Manuel de Lucena, com quem partilhei um gabinete no GIS. Era, de facto, "um eterno jovem", sempre a citar o Tomás de Aquino mais desconcertantemente incerto e a contrapô-lo com as certezas românticas de Georges Brassens.

Na quinta-feira, A.A. escreveu sobre o livro Nothing Is True and Everything Is Possible, de Peter Pomerantsev, citando-me amistosamente mas dando conta maior do grande interesse deste livro.

Falou também do livro de Karen Dawisha – Putin's Kleptocracy: Who Owns Russia? –, dizendo que, apesar das críticas no TLS e no LRB, ainda não está à venda ao público.

Acabei hoje de ler esse livro, que, longe de ser académico, é uma reportagem muito bem fundamentada que segue uma hipótese rígida (e muito provavelmente verdadeira) de a Rússia ser um estado (e uma maneira de viver e de pensar) que consegue ser, ao mesmo tempo, corrupto e ladrão.

O menor problema do livro é mencionar, só de passagem, que Putin e os capangas dele são populares e capazes de grandes exercícios de dissimulação e de genuíno nacionalismo.

O maior problema do livro é ter sido censurado no Reino Unido. Só saiu nos Estados Unidos da América, publicado pela Simon and Schuster.

Não está disponível no Kindle. Na Amazon.co.uk, só poderá ser comprado no dia 22 de Setembro de 2015. Aconselho a procurar a versão pirata.

 

Sugerir correcção
Comentar