Pelos refugiados: canção anti-nazi dos anos 90 chega ao 1.º lugar do top alemão

Graças à mobilização na Internet a favor do acolhimento dos refugiados, uma canção dos anos 90, contra grupos de extrema-direita, alcançou o 1.º lugar do top alemão de vendas.

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Foi um regresso inesperado às tabelas, para os Die Ärzte DR

Nunca os integrantes da banda punk-rock alemã Die Ärzte imaginaram que 22 anos depois de terem gravado a canção Schrei nach Liebe (Grito por amor), esta chegaria ao 1.º lugar do top alemão de vendas.

Um dos responsáveis pelo feito foi Gerhard Torges, um professor de música de Berlim, que começou por pedir aos seus seguidores nas redes sociais que descarregassem e partilhassem a canção ou que fizessem pressão para que as rádios a passassem. A ideia surgiu no contexto da crise dos refugiados, constituindo uma resposta aos ataques de grupos de extremistas a centros de asilo e a algumas manifestações de xenofobia por parte de franjas da população alemã.

A verdade é que, no espaço de alguns dias, a canção acabaria por conquistar a liderança em várias plataformas da Internet de venda de música, acabando em 1º lugar no top alemão, soube-se esta sexta-feira, segundo a AFP. “Fiquei totalmente surpreso pelo efeito desencadeado”, afirmou  Torges. “Nunca pensei que tivesse esta repercussão. Não estou directamente envolvido na ajuda aos refugiados, mas acabei por ter esta ideia através da Internet e muitas pessoas acabaram por segui-la.”

Na semana passada, quando a canção havia entrado para o 12º lugar, surgiram algumas críticas ao grupo, que foi acusado de aproveitamento comercial num contexto de sofrimento. De imediato os Die Ärzte vieram a público contrariar essas versões, afirmando-se surpresos com o sucedido, argumentando que nada tinham a ver com a campanha e prometendo que o dinheiro agora arrecadado iria reverter directamente para o grupo de direitos humanos Pro-Asyl.

Não são conhecidas as cifras referentes às vendas da canção, que entretanto já deu origem a versões espontâneas, mas sabe-se que a mobilização aconteceu em grande parte em torno da hashtag #AktionArschloch, que denuncia as agressões racistas e os ataques aos asilos de refugiados.

A militante canção foi lançada originalmente para criticar os grupos neo-nazis dos anos 1990 na Alemanha, tendo obtido também algum sucesso nessa altura. À época, a Alemanha foi palco de ataques encetados por grupos de extrema-direita contra centros de refugiados vindos da então Jugoslávia em guerra.

Já em Inglaterra – sem a dimensão politizada e humanitária do que aconteceu na Alemanha – deu-se um fenómeno paralelo em torno da canção ABC dos anos 1970, pertencente aos The Jackson 5: quatro décadas decorridas, voltou ao primeiro lugar da tabela de vendas de singles.

Neste caso o sucedido tem uma explicação simples: o DJ inglês Sigala utilizou um pequeno fragmento dessa canção no seu tema Easy love (ouvindo-se a voz alterada e repetida de Michael Jackson sob uma batida de música de dança), contribuindo para que ABC fosse redescoberta por inteiro.

Curioso é o facto de Easy love, que despoletou agora o renovado interesse em torno da canção da família Jackson, se ficar pelo 8º lugar da tabela, bem abaixo de ABC.

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