Pedro Costa leva Cavalo Dinheiro a Nova Iorque

Depois do prémio de realização em Locarno, o autor de O Sangue é um de cinco cineastas que falará ao público sobre o seu cinema, a par de Paul Thomas Anderson, Mike Leigh, Mathieu Amalric e Bennett Miller

Foto
Pedro Costa PÚBLICO

Pedro Costa vai ser um de cinco cineastas a subir ao palco do Lincoln Center de Nova Iorque para discutir o cinema – o seu, o dos outros, o seu passado, presente e futuro, influências e métodos de trabalho.

Costa estará na Grande Maçã para apresentar na 52ª edição do New York Film Festival (NYFF) Cavalo Dinheiro, que lhe valeu o prémio de Melhor Realizador em Locarno, e que é definido pelo director do certame, Kent Jones, como estando “num plano completamente diferente de Juventude em Marcha”.

Costa é um dos quatro realizadores escalados para o forum Directors Dialogues, conversas informais com os programadores do festival; os outros são o francês Mathieu Amalric, o britânico Mike Leigh e o americano Bennett Miller, todos com filmes presentes na programação principal do NYFF oriundos da selecção de Cannes 2014. Costa será o último a subir ao palco no dia 8 de Outubro.

Amalric virá mostrar a sua quarta realização depois de Tournée, O Quarto Azul, adaptação de Georges Simenon produzida por Paulo Branco (a estreia portuguesa está prevista para Outubro). Leigh, o realizador de Nu, Segredos e Mentiras ou Um Dia de Cada Vez, traz Mr. Turner, biografia do pintor romântico J. M. W. Turner com Timothy Spall no papel principal (deverá chegar a Portugal em Novembro); Miller, que dirigiu Capote e Moneyball, apresenta Foxcatcher, a história do lutador olímpico Mike Schultz (Channing Tatum) num filme que tem chamado a atenção pelo papel dramático do comediante Steve Carell (por cá, espera-se lançamento em Dezembro).

O quinto cineasta que virá falar do seu cinema é Paul Thomas Anderson, o autor de Magnolia e Haverá Sangue, cujo Inherent Vice, adaptação de Vício Intrínseco de Thomas Pynchon com Joaquin Phoenix, Josh Brolin e Benicio del Toro, é o acontecimento “central” do festival. Anderson terá 90 minutos de conversa com Kent Jones.

O NYFF inaugura a 26 de Setembro com a estreia mundial do novo filme de David Fincher, Em Parte Incerta, baseado no romance de Gillian Flynn, e a sua programação incluirá ainda os novos filmes de Alejandro González Iñárritu (Birdman), Jean-Luc Godard (Adeus à Linguagem), Olivier Assayas (Clouds of Sils Maria), os irmãos Safdie (Heaven Knows What), Lisandro Alonso (Jauja), Alain Resnais (Amar, Beber e Cantar), David Cronenberg (Mapas para as Estrelas), Abel Ferrara (Pasolini) ou Bertrand Bonello (Saint-Laurent).

 

 

Sugerir correcção
Comentar