Paul Walker (1973-2013): morreu o polícia de Velocidade Furiosa

Actor morreu num acidente de automóvel.

Fotogaleria
Paul Walker tinha 40 anos Reuters
Fotogaleria
Paul Walker com Vin Diesel e Elsa Pataky na apresentação do 5º filme da série Velocidade Furiosa Reuters
Fotogaleria
O actor com o elenco e o realizador de Velocidade Furiosa 5, Justin Lee (à esquerda) Reuters
Fotogaleria
Com Vin Diesel e Tyrese Gibson Reuters
Fotogaleria
Na estreia do quarto filme em Taiwan em 2009 Reuters
Fotogaleria
Em 2009, na estreia de Velocidade Fuirosa Londres Reuters
Fotogaleria
Em 2002, nos MTV Movie Awards com Vin Diesel Reuters

O actor americano Paul Walker, um dos heróis da popular série de filmes Velocidade Furiosa, morreu na noite de sábado num acidente de automóvel em Los Angeles, aos 40 anos de idade.

Antigo actor-criança em anúncios e séries de televisão, Walker passou grande parte da década de 1990 em papéis secundários em filmes de série B destinados ao mercado adolescente, antes de atingir o jackpot ao contracenar com Vin Diesel em Velocidade Furiosa (2001), ambientado no meio das corridas de automóveis “kitados” do submundo de Los Angeles e onde interpretava um polícia infiltrado. Walker fez parte do elenco de cinco dos seis filmes da série e encontrava-se agora a rodar o sétimo, que tinha estreia marcada para Julho próximo.

Apesar do sucesso obtido por Velocidade Furiosa, ou talvez devido a ele, o actor nunca escapou aos filmes de acção de série B, como Não Brinques com Estranhos de John Dahl (2001), Resgate no Tempo de Richard Donner (2003), Profundo Azul de John Stockwell (2004) ou Medo de Morte de Wayne Kramer (2006). Entre os seus raros papéis “fora do género” contam-se As Bandeiras dos Nossos Pais de Clint Eastwood (2006) e um dos dois filmes que tinha completados à espera de estreia, Hours de Eric Heisserer, onde interpreta um pai que tenta salvar a filha em Nova Orleães durante o furacão Katrina.

Conhecido pelo seu gosto da adrenalina, tendo competido em corridas automobilísticas e recusado duplos para várias cenas de acção de Velocidade Furiosa, Walker era proprietário de vários carros de alta cilindrada e de uma garagem especializada, cujo director, Roger Rodas, morreu igualmente no acidente de sábado. O actor era formado em biologia marinha e participou numa expedição filmada da National Geographic Society para estudar os tubarões brancos, e era o impulsionador de uma fundação para ajudar vítimas de catástrofes naturais.

Foi à saída de um evento de recolha de fundos para as vítimas do tufão Haiyan, que afectou recentemente as Filipinas, que Walker e Rodas morreram. O automóvel onde viajavam, conduzido por Rodas, ter-se-á despistado a alta velocidade e chocado contra uma árvore. O actor deixa uma filha de 15 anos.

A família Velocidade Furiosa

Nas redes sociais as mensagens de homenagem têm-se multiplicado e no YouTube são já vários os vídeos de tributo ao actor. No Instagram, Vin Diesel, o parceiro de Walker em Velocidade Furiosa, partilhou uma fotografia dos dois, dizendo-se "completamente sem palavras". "Irmão, vou sentir muito a tua falta. O céu ganhou uma nova estrela. Descansa em paz", escreveu o actor. No Twitter, publicou uma outra foto, referindo-se a Walker, novamente, como o seu irmão.

Outro actor de Velocidade Furiosa, Ludacris, também recorreu ao Instagram para deixar uma última mensagem a Paul Walker: "O teu espírito humilde foi sentido desde o início, em qualquer lugar por onde passaste deixaste uma marca". "Éramos como irmãos", acrescentou ainda Ludacris, para quem o "legado de Walker viverá para sempre".

Dwayne Johnson, também colega de Walker em Velocidade Furiosa, lembrou a família do actor neste momento difícil. "Toda a minha força, amor e fé para a família de Walker nesta altura devastadora. Encontramos as nossas forças na luz dele. Amo-te irmão", escreveu Dwayne Johnson no Twitter.

A Universal, estúdios de Velocidade Furiosa, emitiu um comunicado, escrevendo que todos os que ali trabalham estão de "coração partido". "Paul era verdadeiramente um dos mais amados e respeitados membros da nossa família de estúdio nestes 14 anos", lê-se no comunicado da empresa, para quem esta perda "é devastadora para todos os envolvidos nos filmes Velocidade Furiosa e para os inúmeros fãs".

James Franco, Jessica Alba, Alyssa Milano, Tyson Beckford, Goldie Hawn, Seth Green, Miley Cyrus, Neil Patrick, Justin Bieber, Jack Osbourne, Dominic Monaghan, Tyler Shields e Olivia Wilde também lembraram o actor.

Bill Townsend, um amigo com quem Walker esteve momentos antes do trágico acidente no evento de recolha de fundos, disse à AP Rádio que o actor "estava muito feliz e a sorrir para toda a gente". "Ele estava a fazer o que adorava, rodeado de amigos e de carros", disse Townsend.

Notícia corrigida às 12h40: A filha do actor tem 15 anos e não cinco.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar