A pintura 3D pode salvar vidas nas estradas?

Ministério dos transportes indiano quer introduzir passadeiras em trompe-l'oeil.

Fotogaleria
A imagem que o ministro twittou DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

O ministro dos transportes da Índia tem animado as redes sociais e sido notícia um pouco por todo o lado depois de anunciar um inesperado programa de segurança rodoviária. Decidiu emprestar às passadeiras de peões a ilusão das três dimensões, o que dá inesperados efeitos plásticos. Nitin Gadkari twittou, com uma destas imagens: "Estamos a tentar que pinturas 3D sejam usadas como lombas virtuais para evitar lombas [reais] desnecessárias."

O ministro Nitin Gadkari quer usar estes truques de perspectiva como alternativa às lombas removidas das estradas da Índia há um mês. As novas zebras deixam de estar agarradas ao chão e parecem, subitamente, levitar à nossa frente. As mesmas passadeiras, segundo as imagens que circulam, já foram testadas noutros locais da Ásia.

sites como o Bored Banda que se entusiasmaram, mas a verdade é que a secção de cultura da BBC também. Aqui, a coisa mais interessante que nos ocorre para citar é a mítica capa do último disco dos Beatles com a famosa passadeira de Abbey Road, mas a BBC evoca toda uma história da pintura para fazer uma resenha dos trompe-l'oeil mais famosos. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Índia tem cerca de 200 mil mortos em acidentes rodoviários por ano e as estradas mais mortais do mundo. No ano passado, numa entrevista ao jornal americano The Washington Post, o ministro dos transportes disse que queria reduzir o número para cerca de metade até 2019.

 

Sugerir correcção
Ler 4 comentários