Os cartazes italianos do filme 12 Anos Escravo são demasiado brancos

O último filme de Steve McQueen conta a história de um escravo afro-americano mas são Brad Pitt e Michael Fassbender que sobressaem nos cartazes italianos.

Fotogaleria
Os dois cartazes italianos com Michael Fassbender e Brad Pitt
Fotogaleria
O cartaz norte-americano

O filme do realizador Steve McQueen, 12 Anos Escravo, ainda não estreou em Portugal mas é já considerado filme do ano por vários críticos, incluindo os do New York Times, Washington Post e Rolling Stone. É também um filme que anda a gerar polémica. Não pelo seu conteúdo, mas pelos cartazes utilizados para promover o filme em Itália. 12 Anos Escravo, cujo tema foca a escravatura nos Estados Unidos, é protagonizado pelo nigeriano Chiwetel Ejiofor, mas são Brad Pitt e Michael Fassbender, actores com papéis menos significantes, que sobressaem nos cartazes italianos.

Após a divulgação dos cartazes italianos, onde filme irá estrear a 20 de Fevereiro, um porta-voz da Lionsgate, distribuidora do filme no estrangeiro, comunicou que os cartazes que destacam Brad Pitt e Michael Fassbender nunca foram aprovados por nenhum dos produtores do filme. Segundo a Variety, a Lionsgate está determinada a retirar todo o material de promoção criado pela equipa de marketing italiana.

O filme 12 Anos Escravo é baseado na autobiografia homónima de Solomon Northrup
, um homem negro, que nasceu livre no século XIX no estado de Nova Iorque, e foi raptado para ser vendido como escravo para uma plantação do estado de Louisiana. O livro foi publicado em 1853, ano em que escapou depois de doze anos de trabalho escravo.

Adaptado agora ao grande ecrã por Steve McQueen, realizador de Vergonha, o cartaz original mostra Solomon Northrup, interpretado por Chiwetel Ejiofor, a correr em contraluz. Os cartazes italianos, por outro lado, colocam o protagonista sobre os bustos de Brad Pitt e Michael Fassbender, que ocupam grande parte do cartaz.

Brad Pitt, embora seja produtor executivo, interpreta uma personagem benévola que aparece somente no final do filme. Fassbender, por outro lado, faz o papel de Edwin Epps, o malfeitor dono das plantações. Ambos são as figuras mais reconhecíveis de todo o elenco e Brad Pitt é mesmo uma estrela planetária.

Benedict Cumberbatch, Paul Giamatti, Paul Dano e Lupita Nyong’o são alguns dos nomes que têm participações significativas no filme e que se encontram listados no cartaz original mas cujos cartazes italianos não mencionam.

Tanto a distribuidora de filmes italiana BIM como a equipa de marketing Fanatical About Cinema, responsáveis pela promoção do filme em Itália, não estiveram disponíveis para fazer comentários, segundo a Variety.


 
 A Variety faz um link para o blogue Carefree Black Girl, que alertou para os cartazes: "Fui ao cinema no outro dia (vivo em Itália) e vi o poster de 12 Years A Slave. Tenho seguido a imprensa há meses e mal posso esperar para ver o filme. A SÉRIO? Não me lembro de Brad Pitt being ser o protagonista do fime ou ter um papel tão importante na história para aparecer no meio do poster... Não percebo nada de estratégia de marketing para fazer audiências mas isto não é ir demasiado longe?"

12 Anos Escravo tem tido uma recepção favorável do público e é já considerado um dos favoritos na corrida aos Globos de Ouro, com sete nomeações confirmadas.

O filme tem estreia agendada em Portugal para o dia 2 de Janeiro de 2014.

Sugerir correcção
Comentar