Open House Porto no primeiro fim-de-semana de Julho

Dias 4 e 5, Porto, Matosinhos e Gaia vão abrir as portas de edifícios públicos e privados à curiosidade dos visitantes.

Foto
Interior da sede da Casa da Arquitectura, em Matosinhos DR

A iniciativa Open House foi inventada em Londres, em 1992, pela arquitecta e curadora Victoria Thornton, e demorou uma década a espalhar-se pelo mundo. Chegou a Nova Iorque em 2002 e, a partir daqui, a quase três dezenas de outras cidades pelo mundo fora. Em 2012, Lisboa entrou oficialmente no roteiro, e este ano será a vez do Porto (com Matosinhos e Gaia).

A Porto Open House vai decorrer no primeiro fim-de-semana de Julho, dias 4 e 5, numa co-produção da Trienal de Arquitectura (Lisboa) e da Casa da Arquitectura (Matosinhos), e a iniciativa foi apresentada esta quarta-feira na sede desta última – a casa onde Álvaro Siza viveu alguns anos da sua juventude , numa sessão em que aquelas instituições e os presidentes das três autarquias envolvidas assinaram um protocolo para a sua constituição.

Trata-se de possibilitar ao público interessado “um roteiro abrangente que conjuga referências da cultura nacional e pequenas intervenções privadas, desde edifícios históricos até aos ícones da tão premiada arquitectura portuguesa contemporânea” – nomeadamente os que foram projectados pelos dois Pritzkers portugueses, Siza e Souto de Moura –, diz o texto de apresentação da iniciativa, que terá como primeiro comissário o arquitecto e professor Pedro Bandeira.

Para a edição inaugural da Open House portuense, vai ser estabelecido um roteiro de quatro dezenas de conjuntos urbanos, habitações, equipamentos, infra-estruturas e edifícios de comércio e serviços, que serão abertos, gratuitamente, a todos os interessados.

A lista final dos espaços que irão poder ser percorridos nas três cidades só estará completa a 10 de Junho, dia em que os interessados poderão começar a inscrever-se para as visitas, que, explicou ao PÚBLICO Nuno Sampaio, director da Casa da Arquitectura, serão guiadas por um conjunto de jovens voluntários a formar para o efeito. Mas também os próprios proprietários e arquitectos poderão vir a guiar os visitantes, que Nuno Sampaio prevê poderem chegar ao 9 mil na primeira edição do evento.

A lista inicial dos espaços a visitar, divulgada esta quarta-feira, inclui, em Matosinhos, a própria Casa da Arquitectura, a Casa de Chá da Boa Nova e a Piscina das Marés, ambas de Siza, e também as instalações da Petrogal e o terminal de passageiros de Leixões, em fase final de construção. No Porto, vai ser possível visitar o terraço superior dos Paços do Concelho (onde, no ano passado, começou a iniciativa do pelouro da Cultura, Um objecto e seus discursos por semana), a Casa do Conto, o Funicular dos Guindais e a Estação de Metro 24 de Agosto.

A Open House Porto é também, enfatiza Nuno Sampaio, “a primeira iniciativa cultural das três cidades da Frente Atlântica”. E, acrescenta Pedro Bandeira, “favorece também um enquadramento de edifícios históricos da cidade, procurando no passado lições de transformação e adaptabilidade às exigências do presente”.
 

Notícia corrigida às 16h36: não está ainda confirmada a entrada na lista da Casa da Música, do Bairro da Bouça e da torre da RTP.

Sugerir correcção
Comentar