Obra de Liebermann é a primeira da colecção secreta de Gurlitt a ir a leilão

Two Riders on the Beach está avaliada em mais de meio milhão de euros.

Foto
Pintura vai ser leiloada em Londres a 24 de Junho DR

Uma pintura a óleo do alemão Max Liebermann (1847-1935) que durante décadas esteve guardada secretamente no já famoso apartamento de Cornelius Gurlitt, em Munique, vai ser leiloada em Junho na Sotheby’s de Londres. Two Riders on the Beach, de 1910, foi restituída aos seus herdeiros originais, que decidiram agora vendê-la. Esta é assim a primeira obra desta colecção a ser vendida.

Vai ser também a primeira vez que uma das 1400 obras encontradas em 2012 pelas autoridades alemãs no apartamento de Cornelius Gurlitt vai ser exposta em público, na exposição que antecede a venda, marcada para 24 de Junho. A exposição abre ao público na leiloeira a 19 de Junho. A Sotheby’s estima que Two Riders on the Beach, de Max Liebermann, possa render 550 mil libras (cerca de 773 mil euros).

A venda acontece depois de a pintura ter sido devolvida aos seus legítimos herdeiros no início deste mês, num processo que se arrastou vários meses. Gurlitt, que morreu em Maio do ano passado aos 81 anos, escondia obras de artistas como Henri Matisse, Marc Chagall, Paul Klee, Picasso, Otto Dix, Emil Nolde, Albrecht Dürer, Pierre-Auguste Renoir e Canalletto. Depois da descoberta inusitada das 1400 obras no seu apartamento de Munique, as autoridades descobriram pouco depois mais uma série de trabalhos na sua propriedade em Salzburgo, Áustria.

Cornelius Gurlitt era filho de Hildebrand Gurlitt, famoso historiador e negociante de arte que ajudou o regime nazi a vender no estrangeiro a arte confiscada aos museus europeus e extorquida aos coleccionadores judeus. Estima-se que pelo menos metade das obras encontradas tenha sido saqueada por nazis durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois de inicialmente ter demonstrado pouca vontade em devolver estas obras, Cornelius Gurlitt criou um site para contar toda a história das peças e para, de alguma forma, facilitar que os possíveis lesados possam encontrar os trabalhos que lhes foram tirados.

Gurlitt celebrou ainda um acordo judicial com o governo alemão, comprometendo-se a ajudar a identificar e devolver aos seus legítimos herdeiros as pinturas que tivessem sido saqueadas no período nazi. Em contrapartida, as autoridades acederam em devolver-lhe a parte da colecção que o pai teria adquirido legalmente.

De acordo com o comunicado da Sotheby’s, Two Riders on a Beach estava pendurado na parede do apartamento de Munique. “Era evidentemente muito admirado por Gurlitt.” A pintura pertencia originalmente a David Friedmann (1857-1942), um coleccionador de arte que fez fortuna na produção de tijolos na Silésia, então parte da Alemanha. Friedmann, que morreu em 1942 de causas naturais, perdeu tudo para os nazis. Tinha apenas um herdeiro directo, a sua filha Charlotte, que morreu em Auschwitz nesse mesmo ano.

Foi agora o seu sobrinho-neto, David Toren, a viver em Nova Iorque, quem reclamou a obra. Lembra-se de a ver pela última vez quando tinha 13 anos. “Tenho 90 anos e estou cego. Apesar de o regresso da pintura depois de tantos anos ter um significado pessoal enorme, já não consigo mais apreciá-la como o fiz há muitos anos em casa do meu tio-avô”, reagiu em comunicado o herdeiro, defendendo que está na altura de a obra “passar a uma nova fase da sua história”.

Na sua morte, Gurlitt deixou escrito em testamento a vontade de deixar o acervo ao Kunstmuseum de Berna, na Suíça. Depois de muita contestação, o museu aceitou a colecção, decisão que levantou polémica e alguns processos judiciais, uma vez que entre as obras legadas está arte confiscada pelos nazis.

Sugerir correcção
Comentar