O tecido não tecido

Fotogaleria
Chaise-longue Daybed, desenhada por Anita Johansen para a Menu. Feltro 100% lã e madeira de freixo natural dr
Fotogaleria
Detalhe de acabamebnto da chaise-longue Daybed dr
Fotogaleria
BuzziShade, candeeiro de tecto da BuzziSpace, desenhado em colaboração com o atelier belga Stal Collectief dr
Fotogaleria
Puff Nector, desenhado por busk+hertzog para a Softline. A pega faz dele um assento transitável por toda a casa. Integralmente acabado a feltro 80% lã e 20% poliamida dr
Fotogaleria
Puff Nector dr
Fotogaleria
Ddivisória BuzziZone, desenhada por Sas Adriaenssens para a BuzziSpace. O feltro utilizado resulta da reciclagem de desperdício de garrafas de plástico. Interior dos painéis em favo cartonado. dr
Fotogaleria
Coxim da Hey-Sign. Feito em 12 tiras de feltro. 40x40 cm dr
Fotogaleria
Cesto para lenha da Hey-Sign dr
Fotogaleria
Candeeiro Jeeves, desenhado por Jake Phipps para a Innermost. Um clássico chapéu de coco, feito de feltro com interior em alumínio anodizado a dourado, aparentemente pousado sobre a estrutura, regula a direcção da luz dr
Fotogaleria
Poltrona "Eden", desenhada pelo atelier londrino busk+hertzog para Softline. As costuras são inspiradas nos modelos para automóveis. Ganhou um prémio da Good Design Award 2014. Feltro 80% Lã e 20% Poliamida. dr

Tecido compacto, o feltro é um material constituído por fibras que podem ser naturais (lã) ou sintéticas (acrílico), ou mesmo uma mistura das duas. Mas estas fibras são apenas compactadas e não estruturadas pela tecelagem. Produzido industrialmente pelo processo contínuo da calandragem, em que a matéria se faz passar pelos cilindros (aquecidos) de uma calandra, o feltro resulta num material com um acabamento uniforme e uma espessura constante. Pela sua densidade, torna-se impenetrável pelo ar e quase impermeável à água. É um excelente absorvente acústico, isolante térmico e muito pouco inflamável.

A maleabilidade do feltro mais fino e o seu toque macio (sobretudo o composto de lã) fazem com que esteja na lista de acabamentos de peças em que o conforto é uma exigência. Como têxtil, tem ainda o valor acrescido de poder ser recortado, perfurado, adquirindo de imediato os contornos finais e precisos, sem necessidade  de acabamento nas costuras, o que reduz substancialmente a mão-de-obra. Ganhando espessura, ganha também corpo e rigidez, o que permite a construção de formas relativamente estáveis.

O atelier londrino busk+hertzog escolheu o feltro para o puff Nector, produzido pela Softline, onde acentuou as costuras de união das peças de revestimento para evidenciar a construção da forma.

Daybed, a cama-banco desenhada por Anita Johansen para a Menu, tem um colchão amovível,  forrado a feltro, encaixado numa estrutura de madeira. Ao toque suave do feltro vem juntar-se a madeira de freixo, numa conjugação de elementos naturais.

O chapéu de coco é por si mesmo um modelo expressivo do feltro e Jake Phipps fez dele abat-jour, adaptado à linha de candeeiros Jeeves para a Innermost.

Outro candeeiro que utiliza o feltro como quebra-luz é o BuzziShade, da marca BuzziSpace, desenhado em colaboração com o atelier belga Stal Collectief. Pela sua dimensão, enorme, resulta também na criação de um microespaço com barreira visual e sonora. Da mesma marca, a divisória Buzzi-Zone desenhada por Sas Adriaenssens possibilita claramente a compartimentação e privacidade, tanto num espaço de trabalho como no doméstico. O feltro utilizado resulta da reciclagem de desperdício de garrafas de plástico.

Sugerir correcção
Comentar