Prince subverteu as regras do Saturday Night Live com performance icónica de oito minutos

O que fez Prince no SNL, sábado à noite na TV americana? Veja aqui.

Foto
Prince deu, mais uma vez, que falar DR

Chegou, conquistou e deixou toda a gente a falar. “Ecléctico e no ponto”, escreve o New York Times sobre a primeira aparição de Prince no Saturday Night Live (SNL) desde 2006. Depois de em Setembro ter lançado em simultâneo um novo disco a solo e outro assinado em parceria com as 3rdeyegirl, o músico apresentou-se neste sábado no SNL e subverteu as regras com uma performance de oito minutos.

Há ainda quem vá mais longe como o site especializado Consequence of Sound que escreve que Prince fez história no talk-show norte-americano - em que actuou pela primeira vez em 1981. É que ao contrário do que fazem os convidados musicais do programa, que tocam duas músicas como estipulado, Prince actuou oito minutos sem interrupção.

Ao programa, que vai já na 40ª temporada, e num episódio apresentado por Chris Rock, que regressou ao show 18 anos depois, Prince levou um medley que juntou os seus dois últimos trabalhos: Plectrumelectrum e Art Official Age. Em palco com as 3rdeyegirl (Donna Grantis na guitarra, Ida Nielsen no baixo e Hannah Ford Welton na bateria), cantou Clouds, Plectrum Electrum, Marz e Another Love.

Prince poderia ter agido de duas formas, seguindo as regras de tempo do programa: ou se alongava numa só canção (duas, no máximo, como geralmente acontece) ou aproveitava esse tempo para fazer outra coisa. A segunda opção foi a escolhida: uma actuação eléctrica e surpreendente, ainda que em linha com aquilo a que habitou os fãs. Basta lembrar o concerto surpresa do ano passado em Lisboa em que apresentou uma sequência com poucas paragens. 

O que é certo é que a actuação de sábado na TV norte-americana parece durar ainda neste domingo. Desencadeou reacções nas redes sociais. “Inacreditável”, “os oito minutos mais rápidos do ano”, lê-se no Twitter, entre tantas publicações.

“Por todo o seu ritmo de mudança rápida, a performance foi mordaz e empolgante, o que se deve tanto ao profissionalismo das 3rdeyegirl como ao poder de estrela de Prince”, resume o New York Times. É a terceira presença de Prince no Saturday Night Live. A primeira foi há 33 anos, a segunda em 2006.

Este regresso aconteceu a convite de Chris Rock – foi uma das exigências do humorista para apresentar novamente o Saturday Night Live. Quando anunciou a actuação de Prince, Chris Rock limitou-se a dizer o quão sortudos seriam os espectadores (ali e em casa) que poderiam assistir àquele momento. Sorte agora esse momento também poder ser revisto online. 

Sugerir correcção
Ler 4 comentários