“O que é mais divertido do que uma surpresa?” – um novo álbum dos Wilco, e grátis

Um gato, Guerra das Estrelas e a Internet perfazem o lançamento inesperado do nono de originais do grupo de Chicago.

Foto
O novo álbum dos Wilco DR

Foi uma surpresa e à medida do que outros respeitados gigantes mais ou menos indie tinham já feito: os Wilco lançaram sem qualquer aviso prévio ou actividade promocional um álbum na Internet para descarregar gratuitamente. Chama-se Star Wars e será oferecido aos fãs por um tempo limitado.

Star Wars, com a sua capa com um gato peludo e flores, chegou quinta-feira à Internet através de uma simples imagem e uma mensagem explicativa nas contas de Instagram e Facebook da banda. “Porquê lançar um álbum assim e porquê fazê-lo gratuito? Bom, a maior razão, e não estou sequer certo de que precisemos de quaisquer outras, é que pareceu que podia ser divertido. O que é mais divertido do que uma surpresa?”, assinou o vocalista da respeitada banca de Chicago, Jeff Tweedy.

O nono álbum de originais do grupo compõe-se de 11 temas e tem como título o nome da saga espacial criada por George Lucas (que no final deste ano terá o seu sétimo episódio nos cinemas). Está disponível no site dos Wilco e também em versão “física” – em vinil ou CD. Tudo aconteceu em vésperas da actuação dos Wilco no Festival Pitchfork, na sua cidade natal, e na esteira de outros lançamentos do género por bandas como os Radiohead (In Rainbows, 2007) ou os R.E.M. (Collapse into now, 2011) embora com formas de pagamento voluntárias envolvidas. Beyoncé, por exemplo, tornou-se numa das maiores estrelas do mundo a lançar um álbum sem qualquer aviso em 2013.

Os Wilco lançaram também assim o seu álbum mais sintético – são apenas 33 minutos de duração – e oferecem-no por 30 dias, estando o disco também disponível nas maiores lojas de conteúdos online. Também pode ser ouvido no YouTube, por exemplo.

 

O grupo nascido em 1994 passou já por Portugal, tendo-se estreado nos palcos de Braga e Lisboa em 2009.

Sugerir correcção
Comentar