O portão novo de Dachau é tão cínico como o velho

Campo de concentração voltou a ter no portão a cínica inscrição “Arbeit macht frei” (O trabalho liberta).

Michael Poitner colocando a réplica
Fotogaleria
Michael Poitner colocando a réplica Christof Stache/AFP
Fotogaleria
Na oficina com o ferreiro Michael Dalder/Reuters
Fotogaleria
Michael Poitner trabalhando na réplica Michael Dalder/Reuters
Fotogaleria
Michaela Rehle/Reuters
Fotogaleria
Michaela Rehle/Reuters

O aniversário da libertação do campo de concentração de Dachau foi celebrado com um portão novo. Expliquemos: no início de Novembro do ano passado, a porta de homem da entrada de Dachau, uma estrutura de ferro de 1,95m de altura por 95cm de largura com o célebre slogan “Arbeit macht frei” (O trabalho liberta), foi roubada. Incapazes de identificarem os autores do furto e de a recuperar, as autoridades alemãs mandaram construir uma réplica exacta, que foi instalada esta quarta-feira.

Foi precisamente há 70 anos que os soldados americanos chegaram a Dachau, 20 quilómetros a norte da cidade alemã de Munique, e começaram a desmantelar aquele que foi o primeiro campo de concentração criado pelos nazis. Foi em Dachau que, entre 1933 e 1945, estiveram confinadas mais de 200 mil pessoas, entre opositores ao III Reich, primeiro, e homossexuais, ciganos, deficientes e judeus, já no decorrer da Segunda Guerra. 40 mil das quais acabariam por morrer.  

Michael Poitner, o ferreiro alemão que fez a réplica, disse à Reuters que tentou ser absolutamente fiel à porta original, instalada em 1936: “Está o mais perto possível, com uma diferença de milímetros aqui e ali.” Poitner, que nasceu na cidade de Dachau, sempre teve muito presente o campo construído na antiga fábrica de munições. Para executar a cópia desta porta em ferro fundido que pesa mais de 100kg o ferreiro reuniu uma série de fotografias e estudou vários documentos. “Foi uma encomenda cheia de história e andará por aqui mais tempo do que eu”, acrescentou à agência de notícias, lembrando que o campo, hoje um memorial, recebe anualmente 800 mil visitantes. “Foi preciso muito pensamento para chegar a este slogan nazi”, disse ainda, “consegue-se sentir todo esse cinismo neste portão”.

Quando os soldados americanos entraram em Dachau, a 29 de Abril de 1945, descobriram pilhas de cadáveres ao ar livre, muitos já em decomposição, e mais de 30 mil detidos, muitos deles prestes a morrer de fome. As imagens que então foram transmitidas estão entre as primeiras que deram testemunho, no fim da guerra, da poderosa máquina de matar do regime nazi.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários