O momento em que Patti Smith leu Fernando Pessoa

Casa Fernando Pessoa divulgou vídeo em que cantora lê Álvaro de Campos.

Foto
Patti Smith no palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, interpretando Horses, o seu álbum de estreia, editado em 1975 Enric VIves-Rubio

2015 foi um ano em cheio para a relação de Portugal com Patti Smith. Vimo-la em Junho em dose dupla no Nos Primavera Sound, primeiro em concerto de base acústica, depois apresentando o seu histórico álbum de estreia, Horses, com a electricidade indispensável. Em Setembro, Patti regressou a Portugal, desta vez a Lisboa, ao Coliseu dos Recreios, para voltar a recriar Horses.

Como documento da visita não ficou apenas a memória do concerto. A convite da EGEAC, Patti Smith visitou a Casa Fernando Pessoa e, em particular, a biblioteca do escritor, onde admirou livros de William Blake, Walt Whitman ou Arthur Rimbaud, poetas da eleição da cantora americana. Tal como o é, de resto, o próprio Pessoa.

Em entrevista ao Ípsilon em 2009, ao falar da sua relação com Portugal, recordou como o seu marido, Fred Sonic Smith, falecido em 1994, lhe costumava dizer que, dada a quantidade de livros de fotografia sobre o Portugal dos anos 1930 que detinha, um dia iria acordar e “começar a falar como um pescador português”. Acrescentou então: “Claro que, como muita gente, adorava Pessoa. Tom Verlaine [vocalista e guitarrista dos Television] e eu costumávamos ler Pessoa o tempo todo, quando éramos novos”.

Na casa Fernando Pessoa, Patti Smith, terminou a visita com um dois-em-um. Pessoa e Whitman. Ou seja, Patti a ler um excerto de Saudação a Walt Whitman, de Álvaro de Campos. O momento ficou registado e foi disponibilizado esta terça-feira na página de Facebook da Casa Fernando Pessoa

Sugerir correcção
Comentar