O Homem, o mundo e um bailarino nascem de uma só vez

Em Tábua Rasa, em estreia nesta quinta-feira no Teatro Camões, quatro bailarinos juntam-se pela primeira vez unidos pela ideia de início. E desenham, em simultâneo, uma história tão íntima quanto universal.

Fotogaleria
Tábua Rasa (foto de ensaio) Bruno Simão
Fotogaleria
Tábua Rasa (foto de ensaio) Bruno Simão
Fotogaleria
Tábua Rasa (foto de ensaio) Bruno Simão

Começa no escuro total, com o som de uma respiração ofegante. Quando a luz revela o palco, um quadrado totalmente branco, sem outro cenário, há um corpo caído que vai tentando levantar-se.

Tábua Rasa começa verdadeiramente do nada e constrói-se a partir da vontade comum a quatro bailarinos que trabalham juntos pela primeira vez de largar toda a bagagem que traziam consigo e começar algo do zero. E o início em que quiseram pensar, de repente, tornou-se capaz de acolher tudo, da escala mais íntima e pessoal à mais universal. “O início de nós? De uma relação? A primeira memória de infância que temos? Qual o nosso início na dança? Começámos por en dehors ou com pliés?” São Castro nomeia uma série de interrogações que ela, António Cabrita, Xavier Carmo e Henriett Ventura partilharam à procura de um caminho para Tábua Rasa, que hoje se estreia no Teatro Camões, em Lisboa – fica até dia 23 de Maio.

Tão vasta é esta ideia de início que, nos pormenores dos movimentos coreográficos, se vão descobrindo pedaços de alguém que se ergue e aprende a caminhar, um corpo em pose de primata, dois dedos que quase se tocam numa citação de A Criação do Homem de Miguel Ângelo, o deus Atlas condenado a segurar também o mundo às costas, um gesticular decalcado de um hieróglifo egípcio. “Acaba por ser uma espécie de viagem para quem observa”, descreve Xavier Carmo. “Há imagens de que o público pode não ter um reconhecimento imediato que remetem para algo familiar.” Acontece que essa viagem faz-se em diferentes tempos simultâneos: a História em movimento, do Homem e do mundo, as histórias individuais, as histórias a dois (António e São trabalham juntos na pequena estrutura Vo’arte, Xavier e Henriett são bailarinos da Companhia Nacional de Bailado e têm um projecto em duo), uma nova história feita construída a quatro.

Do início ao fim
Tábua Rasa é uma contínua tentativa de resposta a como se começa algo novo. “Fomos permitindo que a peça nos dissesse o que era necessário”, refere António Cabrita. Por isso, foram acumulando camadas de leituras, encaixando tudo numa aparente e desarmante simplicidade até alcançarem a peça que tomará lugar no palco do Teatro Camões – onde o público também estará instalado, puxando para perto desta convocação íntima. Movidos pela curiosidade pelos corpos alheios – “fomos à procura do que o outro é e daquilo que ele tem que podemos sugar”, diz São Castro –, chegam a um cume a meio da peça, quando assumem uma mesma frase coreográfica com pequenas variações individuais, em que se encontram e desencontram repetidamente. De repente, cada um poderia estar no lugar dos outros três. “É uma mecanização”, traduz Cabrita. “Vejo muito a sociedade ali”. É apurar o olhar: num grande gesto colectivo, quatro seres a reclamar a sua individualidade.

“A partir daí é quase como se fosse o espelho do que aconteceu antes”, defende Henriett Ventura. “É um pouco um caminho para trás, como se fosse um filme do Tarantino.” Se António e São se tinham juntado em harmonia, Xavier e Henriett optam pela tensão; se a ideia de início parecia nortear cada gesto, de repente os sinais parecem indicar a extinção. Os começos dão lugar aos fins – para que tudo possa, talvez, reiniciar-se. Sozinho no palco, o corpo de António (onde antes estivera o de Xavier) vai sendo obrigado a vergar-se por força de uma vontade alheia. Ele resiste mas acaba no chão, a luz apaga-se e ouve-se de novo respirar. Até que a respiração se extingue. Tudo acaba. Uma relação, uma vida, uma espécie. Até uma simples e bela coreografia.

Sugerir correcção
Comentar