O Dia Mais Curto está de regresso

Vinte cidades portuguesas comemoram o solstício de Inverno com uma maratona de curtas-metragens.

Foto
Kali, o Pequeno Vampiro, de Regina Pessoa, tem vindo a somar prémios e presenças em festivais internacionais desde a sua estreia em 2012

Em 2013, Portugal juntou-se à iniciativa pan-europeia do Dia Mais Curto, em que o solstício de inverno – 21 de Dezembro, “dia mais curto do ano” – deu origem a uma maratona dedicada à divulgação do filme de curta-metragem por todo o continente. Este ano, a iniciativa, lançada em França em 2011, regressa a 20 cidades portuguesas, a cargo da Agência da Curta-Metragem, estrutura ligada ao festival Curtas Vila do Conde.

A “etapa” portuguesa do Dia Mais Curto propõe um total de quatro programas: uma sessão de “curtinhas” para toda a família (55 minutos), uma outra alusiva à quadra (Um Natal dos Diabos!), um “panorama nacional” com curtas portuguesas recentes que deram a volta ao mundo, e um programa Europa em Curtas escolhido pela rede Short Circuit (no qual se inclui a ficção de João Figueiras, Pickpocket). As seis curtas incluídas na Sessão Panorama Nacional incluem Carosello, de Jorge Quintela, vencedora do Curtas 2013, e a muito aclamada animação de Regina Pessoa Kali, o Pequeno Vampiro, que tem vindo a somar prémios e presenças em festivais internacionais desde a sua estreia em 2012. 

Embora oficialmente o Dia Mais Curto tenha lugar já no domingo, várias cidades apresentarão o programa noutros dias – é o caso da Cinemateca Portuguesa, que faz a sua sessão especial já amanhã, ou Paredes de Coura, que mostrará os quatro programas ao longo do mês de Dezembro. O Dia Mais Curto decorrerá na Casa das Artes do Porto, em auditórios de Abrantes, Barcelos, Constância, Coimbra, Famalicão, Guimarães, Madalena, Ponta Delgada, Ponte de Lima, Sardoal, Setúbal, Tavira, Trofa e Vila do Conde, na rede de exibição de curtas-metragens Shortcutz (Lisboa-Campo de Ourique, Porto e Viseu) e nas lojas Fnac de Albufeira, Faro, Funchal, Lisboa (Chiado), Oeiras e Porto (Santa Catarina). Os horários e programas podem ser consultados no site oficial em http://odiamaiscurto.curtas.pt.

Sugerir correcção
Comentar