O Citizen Kane dos filmes maus chega a Lisboa este fim-de-semana

The Room , de Tommy Wiseau, é apresentado em sessão única no Espaço Nimas por Filipe Melo.

Fotogaleria
Fotogaleria

Será verdadeiramente possível gostar de um filme que já se tornou num pequeno fenómeno de culto por ser tão mau que não é possível gostar dele?

A pergunta pode parecer não fazer sentido, mas é o desafio proposto este fim-de-semana por Filipe Melo. O pianista de jazz, produtor da já célebre curta de terror portuguesa I'll See You in My Dreams e da série televisiva com Manuel João Vieira Mundo Catita, apresenta no sábado em Lisboa “o Citizen Kane dos filmes maus”.

A descrição não pertence a Melo mas sim a um jornalista da revista Entertainment Weekly que aplicou a frase a The Room, de Tommy Wiseau, projectado em sessão única às 21h30 de sábado, 27, no Espaço Nimas. Rodado entre 2001 e 2002 e estreado em 2003 em duas salas de Los Angeles, The Room terá alegadamente custado seis milhões de dólares e rendido na bilheteira menos de dois mil dólares.

Mas, com o correr do tempo, tornou-se no mais recente midnight movie à imagem de obras como o musical The Rocky Horror Picture Show ou o célebre Pink Flamingos de John Waters: filmes que encontram o seu público fora do circuito tradicional, em sessões da meia-noite que se tornam em autênticos espectáculos sociais, flash mobs antes do flash mob existir. O que ganha este tipo de sessões é a experiência de interagir com o filme em público. Existe, aliás, um “guia de comportamento” para quem quiser assistir a The Room, com uma regra principal: todos os espectadores estão à vontade para comentarem em voz alta durante a projecção.

O que separa The Room do Rocky Horror Picture Show é a qualidade. É que The Room pede meças ao lendário Ed Wood, durante muito tempo considerado o pior cineasta do mundo, na categoria das obras onde a inépcia e a falta de talento sabotam toda e qualquer boa intenção. Tommy Wiseau, figura desconhecida que apareceu de parte nenhuma, escreveu, produziu, dirigiu e interpretou o papel principal do filme, que terá alegadamente financiado através de negócios menos lícitos de import/export. Mas não tinha experiência absolutamente nenhuma de cinema; aliás, The Room começou como uma narrativa de 500 páginas que Wiseau não conseguiu montar como peça teatral nem editar como livro, e o cinema tornou-se na “tábua de salvação” do projecto.

“Tábua de salvação”, é como quem diz: o filme é quase incompreensível na sua incapacidade de definir uma narrativa, perdendo-se em tramas paralelas que parecem existir apenas porque sim, desde um vizinho que deve dinheiro a um traficante de droga a uma mãe que parece apostada em garantir que a sua filha seja basicamente uma amante com casa posta.O fio condutor é um triângulo amoroso entre um executivo financeiro de coração nobre, a sua noiva que já não o ama e o melhor amigo do banqueiro, pontuado por cenas de sexo soft core razoavelmente gratuitas.

Tudo parece decorrer num universo paralelo que só existiria nas telenovelas mexicanas mais canhestras ou na Twilight Zone. Wiseau não tem a mínima noção de montagem, de encenação, de representação, e o filme torna-se num exemplo inacreditavelmente confrangedor de um desejo de cinema constantemente sabotado pela inépcia pura e simples.

Ora, é precisamente a pureza dessa inépcia que fez de The Room o fenómeno de popularidade que esgota há vários anos sessões da meia-noite por todo o mundo anglófono, que levou gente como o comediante Patton Oswalt, a actriz Kristen Bell ou o actor Paul Rudd a tornarem-se fãs do filme. À imagem do cinema de Ed Wood, The Room é um filme absolutamente sincero na sua incompetência, honesto na sua total falta de jeito, hipnótico na aparente impossibilidade que ainda exista um filme como este.

É um daqueles acidentes de automóvel aparatosos mas sem feridos que abrandam o trânsito porque toda a gente fica a ver; é impossível ver cinco minutos de The Room sem ficar a ver para perceber se é realmente possível existir um filme tão mau. A prova que ele existe mostra-se no Nimas na noite de sábado.

The Room passa no Espaço Nimas às 21h30 de sábado, 27 de Julho, com apresentação de Filipe Melo e do humorista e comunicador Nuno Markl. Os bilhetes custam €6,50 e dão direito a uma bebida e a três colheres de plástico que devem ser atiradas ao ecrã em momentos específicos do filme. Os pormenores estão em http://www.facebook.com/espaconimas.


 
 
 

Sugerir correcção
Comentar