E os nomeados para os Globos de Ouro de 2016 são...

Carol, The Revenant, Steve Jobs e The Big Short entre os mais nomeados no cinema. Na televisão, originais Netflix com oito nomeações. Prémios são entregues este domingo.

Foto

Os Globos de Ouro têm como principal nomeado para o cinema de 2015 Carol, de Todd Haynes e com Cate Blanchett. Na televisão, entre candidatos de canais da televisão "tradicional", o serviço de streaming e produção Netflix soma oito nomeações e os conteúdos originais da Amazon, que venceu os seus primeiros Globos em 2015, contam com cinco nomeações.

Na corrida neste início de temporada de prémios de 2016, a aritmética dá maior número de nomeações à história de amor entre duas mulheres Carol, com cinco menções, The Revenant, Steve Jobs e The Big Short somam quatro, e séries como Mr. Robot, Outlander e Transparent têm três nomeações cada. 

Os candidatos ao Globo de Ouro de filme dramático são então Carol, de Todd Haynes, The Revenant, de Alejandro González Iñárritu, Spotlight, de Tom McCarthy, Room, de Lenny Abrahamson, e Mad Max: Estrada da Fúria, de George Miller. Já na comédia/musical, os membros da associação de correspondentes estrangeiros em Hollywood nomearam The Big Short, de Adam McKay, Joy, de David O. Russell, Perdido em Marte, de Ridley ScottSpy, de Paul Feig, e Descarrilada, de Judd Apatow. Destes, os realizadores que podem receber um Globo são Todd Haynes, Alejandro G. Iñárritu, Tom McCarthy, George Miller e Ridley Scott.

Entre as actrizes, no drama estão nomeadas Cate Blanchett e Rooney Mara, por Carol, Brie Larson, em Room, Saoirse Ronan por Brooklyn e Alicia Vikander, por A Rapariga Dinamarquesa. Na comédia, Jennifer Lawrence volta a ser nomeada por JoyMelissa McCarthy concorre com SpyAmy Schumer está nomeada por DescarriladaMaggie Smith recebe a menção por Lady in the Van e a lista finda com Lily Tomlin, por Grandma.

O drama no masculino tem os nomes de Bryan Cranston (Trumbo), Leonardo DiCaprio (The Revenant), Eddie Redmayne em A Rapariga DinamarquesaMichael Fassbender como Steve JobsWill Smith por Concussion. Já na comédia o Globo pode estar ao alcance de Christian Bale ou Steve Carell por The Big Short, Matt Damon por Perdido em MarteMark Ruffalo por Infinitely Polar Bear ou por Al Pacino em Danny Collins.

Para melhor argumento, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood nomeou Room (Lenny Abrahamson), Spotlight (Thomas McCarthy e Josh Singer), The Big Short (Adam McKay e Charles Randolph), Steve Jobs (Aaron Sorkin) e The Hateful Eight (Quentin Tarantino).

Na animação, os Globos de Ouro têm como candidatos Anomalisa, A Viagem de ArloDivertida-menteThe Peanuts Movie
e A Ovelha Choné.

Na televisão, as produções originais da Amazon e do Netflix partem já com a benesse dos números: Casual (do operador digital Hulu), Mozart in the Jungle e Transparent, séries Amazonestão nomeadas na categoria de comédia/musical, acompanhadas por Orange is the New Black, da Netflix, e de Veep, da HBO. No drama, a incontornavelmente popular Guerra dos Tronos da HBO compete com o canto de cisne de Mad Men, do canal AMC, com uma das surpresas do ano, a novidade Mr. Robot, do canal USA, da produção Netflix Narcos, do fenómeno de canal generalista EmpireOutlander (do canal Starz).

Os actores principais em dramas televisivos em contenda são Jon Hamm (Mad Men), Rami Malek (Mr. Robot), Wagner Moura (Narcos), Liev Schreiber (Ray Donovan) e Bob Odenkirk (Better Call Saul). As actrizes na mesma categoria são Caitriona Balfe (Outlander), Viola Davis (Como Defender um Assassino), Eva Green (Penny Dreadful), Robin Wright (House of Cards) e Taraji P. Henson (Empire).

Já na comédia, as actrizes nomeadas são Jamie Lee Curtis (Scream Queens), Julia Louis Dreyfus (Veep), Rachel Bloom (Crazy Ex Girlfriend), Gina Rodriguez (Jane the Virgin) e Lilly Tomlin (Grace & Frankie). Os actores nomeados pelo seu papel em série cómica são Aziz Ansari (Master Of None, Netflix), Jeffrey Tambor (Transparent, da Amazon), Rob Lowe (The Grinder), Gael García Bernal (Mozart In The Jungle) e Patrick Stewart (Blunt Talk).

Os Globos de Ouro são, até agora, os mais sonantes prémios a contribuir para a temporada de prémios do próximo ano na tradicionalmente longa caminhada até à meta chamada Óscares - mas o seu mediatismo não corresponde à capacidade de antecipação de tendências, embora por vezes coincidam as suas escolhas. Na TV, premiaram pela primeira vez uma série de uma produtora digital como a Amazon em Janeiro com Transparent (melhor comédia e melhor actor de comédia - antecipando o Emmy para o protagonista Jeffrey Tambor atribuído em Setembro), e dão um número recorde de nomeações ao Netflix (que se estreou no mercado português há poucos meses).

Os Globos de Ouro são entregues a 10 de Janeiro, numa cerimónia que é pela quarta vez apresentada pelo comediante e actor Ricky Gervais. A lista completa dos nomeados encontra-se aqui.

A pré-época da temporada de prémios já começou no início do mês, com a Associação de Críticos de Cinema de Nova Iorque a premiar amplamente Carol, de Todd Haynes (melhor filme, melhor realizador, argumento – de Phyllis Nagy – e fotografia – de Ed Lachman) e com os congéneres de Los Angeles a apostar em Spotlight, de Tom McCarthy, com os prémios de 2015 de melhor filme e melhor argumento.

O filme sobre os jornalistas do Boston Globe que investigaram e contaram ao mundo o escândalo do encobrimento pela Igreja Católica de casos de abuso de menores mereceu os mesmos prémios por parte da Sociedade de Críticos de Cinema de Boston, que o distinguiu ainda o seu elenco. Ainda em Los Angeles, outro filme despontou: Mad Max: Fury Road, com prémio para o realizador George Miller.

Já esta semana, a Guilda dos Actores apresentou os seus nomeados para os prémios de 2016 (entregues a 30 de Janeiro), nomeando os elencos de Spotlight, The Big Short, Straight Outta Compton, Trumbo e Beasts of No Nation (uma produção do serviço de streaming Netflix). Na televisão, foram nomeados, entre outros, os elencos de Guerra dos Tronos, Downton Abbey, Segurança Nacional, House of Cards (da Netflix) e Mad Men na categoria de drama e na comédia Uma Família Muito Moderna, Key & Peele, A Teoria do Big Bang, Orange is the New Black (da Netflix), Transparent (da Amazon) e Veep. Consulte a lista completa de nomeações aqui.

Sugerir correcção
Comentar