Birdman e Grand Budapest Hotel lideram corrida dos Óscares

O Jogo da Imitação e Boyhood estão logo a seguir na 87.ª edição dos prémios da Academia, que se revela uma colheita indie.

Fotogaleria
"Boyhood" DR
Fotogaleria
"Birdman" DR
Fotogaleria
"Grand Budapest Hotel" DR
Fotogaleria
"Foxcatcher" DR
Fotogaleria
"Selma" DR
Fotogaleria
"O Jogo da Imitação" DR
Fotogaleria
"A Teoria de Tudo" DR
Fotogaleria
"Livre" DR
Fotogaleria
"Caminho da Floresta" DR
Fotogaleria
"O Meu Nome é Alice" DR
Fotogaleria
"Nos Limites" DR
Fotogaleria
"Nightcrawler" DR
Fotogaleria
"Interstellar" DR
Fotogaleria
"Big Hero 6" DR
Fotogaleria
"Como Treinares o Teu Dragão 2" DR
Fotogaleria
"Sniper Americano" DR
Fotogaleria
Angelina Jolie realizou "Invencível" DR
Fotogaleria
"Os Monstros das Caixas" DR
Fotogaleria
"Em Parte Incerta" DR
Fotogaleria
Marion Cotillard em "Two Days, One Night"

Birdman e Grand Budapest Hotel são os mais nomeados num ano em que os Óscares só conseguiram encontrar oito candidatos, e não os habituais nove, ao prémio de Melhor Filme. Com nove nomeações cada, partem à frente na corrida contabilística até à 87.ª edição dos Óscares, impregnadas com um aroma indie. A classe de 2015 é então a de Wes Anderson e Richard Linklater, mas não é a da diversidade, dizem já os críticos. É uma lista que nos confronta com a realidade, de Stephen Hawking a Edward Snowden, de mulheres a debater-se com Alzheimer (Julianne Moore em O Meu Nome é Alice) a mulheres com a pulsão da fuga (Livre), que nos recorda Martin Luther King ou o matemático Alan Turing.

Os nomeados para a 87.ª edição dos Óscares foram apresentados esta quinta-feira em Los Angeles pelo actor Chris Pine e pela presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Cheryl Boone Isaacs, e pelos realizadores Alfonso Cuarón e J.J. Abrams. E Birdman esticou as asas e o Grand Budapest Hotel abriu as portas. Ambos da mesma divisão de "especialidade" da Fox, a Searchlight, que se dedica à distribuição de cinema independente (e britânico), que também saiu vitoriosa por Livre, pelo qual Reese Witherspoon foi nomeada, como era esperado, para o Óscar de Melhor Actriz. É uma das intérpretes de um ano rico no epíteto "baseado numa história real", em que também se integram O Jogo da Imitação, Teoria de Tudo (em que Eddie Redmayne é Stephen Hawking), Citizenfour (o documentário sobre o analista da CIA Edward Snowden), Foxcatcher, sobre uma equipa de wrestling, ou Invencível, de Angelina Jolie (três nomeações nas categorias técnicas), sobre o atleta e herói de guerra Louis Zamperini.

Estando no topo da lista com Birdman, uma coisa que Grand Budapest Hotel não tem é gente: o filme de Wes Anderson sobre um dedicado concierge de um hotel em meados do século passado concorre nas importantes categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador ou Argumento, mas passa em branco as possibilidades de ver os seus hóspedes e funcionários a subir ao palco no dia 22 de Fevereiro. Já Birdman compete exactamente nas mesmas categorias, mas também tem três actores a reforçar o seu voo até aos Óscares - Michael Keaton, o actor que tenta ressuscitar a sua carreira no teatro depois de ter sido um super-herói no cinema (e este é o papel que interpreta, não uma descrição do seu próprio percurso desde que foi o Homem-Morcego), conta com a ajuda de Emma Stone e Edward Norton nos papéis secundários. 

Se o primeiro olhar para a lista de nomeados dos Óscares é discricionário - procura-se o "quem" e o "quê" -, o segundo olhar é aritmético e são essas contas que mostram que O Jogo da Imitação, com a estrela ascendente britânica Benedict Cumberbatch, se posiciona logo a seguir a Budapeste e a Birdman na lista, com oito nomeações. Entre as quais para o seu realizador, Morten Tyldum, a de Melhor Filme, a primeira nomeação para Cumberbatch pela sua interpretação de Turing, a actriz secundária Keira Knightley e o argumento adaptado.

O Sniper Americano de Clint Eastwood entrou definitivamente numa corrida que as últimas semanas pareciam dar como perdida e Boyhood, de Richard Linklater, perdeu na matemática mas continua bem posicionado nas categorias com maior visiblidade. Ambos têm seis nomeações. Os 12 anos de filmagens de Linklater com o seu elenco familiar com o jovem Ellar Coltrane a crescer perante os nossos olhos mereceram-lhe menções na competição pelo Melhor Filme, Realizador, Actores secundários (Ethan Hawke e Patricia Arquette) ou Argumento original.

Eastwood, que já tinha tido um bom prenúncio com a nomeação da quase infalível Guilda dos Realizadores, não está nomeado com Anderson, Iñárritu, Linklater, Morten Tyldum (O Jogo da Imitação) e Bennett Miller (Foxcatcher), mas Bradley Cooper entrou na lista dos melhores actores de 2014 com a sua nomeação como protagonista de Sniper Americano depois de ter sido ignorado no périplo dos prémios. E se Miller está numa lista em que o veterano de Mystic River poderia estar, o seu Foxcatcher não chegou à categoria de Melhor Filme.

O anúncio desta quinta-feira, que pela primeira vez enumerou todas as 24 categorias, trouxe algumas surpresas à luz das nomeações e prémios já conhecidos desta temporada, mas também em relação às expectativas já criadas – a exclusão de O Filme Lego na categoria de Animação, por exemplo, ou a entrada de Marion Cotillard na liça de Melhor Actriz e a ausência na mesma de Jennifer Aniston por Um Sopro de Vida. E outras tantas certezas – Interstellar de Christopher Nolan a brilhar nas categorias técnicas com cinco nomeações, lado a lado com os super-heróis e distopias galácticas de Planeta dos Macacos ou X-Men - e um debate continuado sobre a exclusão de Selma, de Ava DuVernay, de quase todas as galas do ano. 

Se a relações públicas de Hollywood tornada realizadora não conseguiu uma menção da Academia por ter realizado este filme sobre Martin Luther King Jr., o título está ainda assim na lista dos oito candidatos a Melhor Filme - Canção Original é a sua única outra menção. "A colheita de competidores dos Óscares deste ano revela uma espantosa falta de diversidade", escreve na revista Variety o editor Brent Lang, que prevê que a dita vai "despertar novamente as queixas" sobre a "surdez" da Academia no que toca "à raça e ao género". 

Enquanto Anne Thompson escreve no IndieWire que esta pode ser uma das cerimónias menos vistas de sempre dos Óscares pelo facto de não estarem nomeados campeões de bilheteira ou estrelas muito, muito populares, mas sim uma colheita indie (Nos Limites foi o filme de abertura do Festival de Sundance em 2014) de filmes de orçamentos baixos ou médios, Lang chama a atenção para o facto de esta ser uma constelação "monocromática" - fazendo eco da indignação já muito comentada na Internet sobre a ausência da interpretação de David Oyelowo em Selma da lista em que Cooper entrou de surpresa, por exemplo.

A temporada de prémios termina então a 22 de Fevereiro, mas até lá o caminho está repleto de outras cerimónias que servem de antecipação para a noite dourada no Dolby Theatre, que tem como anfirião Neil Patrick Harris e que tem transmissão directa para 225 países, Portugal incluído - na SIC. Os BAFTA são entregues a 8 de Fevereiro, duas semanas antes dos Óscares, e Wes Anderson parte como favorito: Grand Budapest Hotel é o filme com mais nomeações, 11. Seguem-se-lhe Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) A Teoria de Tudo, ambos com dez nomeações.

Os prémios da Guilda dos Produtores, um dos mais fortes indicadores para os Óscares por ter coincidido 18 vezes em 25 anos com o Óscar de Melhor Filme, são entregues a 24 de Janeiro, em que são candidatos ao galardão de melhor filme (o Darryl F. Zanuck Award) Birdman, Boyhood, Em Parte Incerta, Nightcrawler – Repórter na Noite, A Teoria de Tudo, Nos Limites, Foxcatcher, Grand Budapest Hotel, O Jogo da Imitação e Sniper Americano. No dia seguinte, as escolhas dos actores. Os Screen Actors Guild Awards, pertencentes à profissão que conta com o maior número de votantes para a Academia de Hollywood, tem como candidatos ao melhor elenco Birdman, Boyhood, Grand Budapest Hotel, A Teoria de Tudo e O Jogo da Imitação. Os actores candidatos são Michael Keaton, Benedict Cumberbatch, Eddie Redmayne, Jake Gyllenhaal e Steve Carell, enquanto as actrizes são Julianne Moore, Reese Witherspoon, Felicity Jones, Rosamund Pike e Jennifer Aniston.

A Guilda dos Realizadores, que há dez anos escolhe o cineasta responsável pelo melhor filme dos Óscares (excepção feita a Ben Affleck por Argo, cujo filme venceu os Óscares mas que não foi nomeado pela Academia para melhor realização), entrega os seus prémios a 7 de Fevereiro a um de cinco candidatos - Wes Anderson, Clint Eastwood, Richard Linklater, Alejandro González Iñárritu e Morten Tyldum. A 14 de Fevereiro, a Guilda dos Argumentistas escolhe o melhor argumento original entre Boyhood, Foxcatcher, Grand Budapest Hotel, Nightcrawler e Nos Limites. Na categoria de argumento adaptado estão Sniper Americano, Guardiões da Galáxia, O Jogo da Imitação, Livre e Em Parte Incerta.

Sugerir correcção
Comentar