#MuseumWeek ou como os museus se vão apoderar do Twitter durante sete dias

Twitter e ministério da Cultura francês querem aproximar as pessoas dos museus. São mais de 1400 instituições de 50 países.

Foto
O Museu dos Coches, em Lisboa, integra a iniciativa Daniel Rocha

E se de repente puder dar um salto ao Louvre, em Paris, passar pelo MoMA, em Nova Iorque, ver uma ou outra obra no Victoria and Albert Museum, em Londres, e terminar a viagem no Museu dos Coches, em Lisboa? É isso mesmo que vai acontecer para a semana, de 23 a 30 de Março, num evento online promovido pelo Twitter. Chama-se #MuseumWeek e envolve mais de 1400 museus de 50 países. O objectivo? Aproximar as pessoas da arte, da história e da ciência.

O melhor do mundo dos museus numa única palavra, isto é, numa hashtag: #MuseumWeek. Na próxima terça-feira, quando no Twitter pesquisar por ela poderá esperar uma espécie de catálogo de centenas e centenas de museus. Dos Estados Unidos ao Brasil, do Brasil a Portugal, de Portugal a Espanha, França ou Reino Unido, até à Argentina ou à Turquia.

No total são mais de 1400 museus, galerias e instituições culturais associados a esta iniciativa do Twitter, promovida também pelo ministério da Cultura francês, que acontece pela segunda vez – no ano passado, foram “apenas” 700 museus. Entre a panóplia de ofertas, só duas portuguesas, de perfis bem distintos. O Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, um dos mais visitados em Portugal, associou-se ao #MuseumWeek, assim como o Digital Museum, segundo a organização ao PÚBLICO, um projecto de Miguel Caldeira Pais para a área da ciências, natureza e paleontologia. 

E porquê tudo isto? Para aproximar as pessoas dos museus e para mostrar que estes não são assim tão chatos como tanta gente pensa ser. Pelo contrário, os museus podem ser divertidos, inovadores. É isso mesmo que o Twitter, quer promover: o contacto das pessoas com a arte, a história e a ciência de uma forma inovadora e interactiva proporcionando acesso directo a alguns dos museus mais importantes do mundo e às pessoas que todos os dias ali trabalham.

Fleur Pellerin, ministra da Cultura francesa, destaca o sucesso da edição do ano passado: 700 instituições que geraram mais de 260 mil tweets. “O sucesso foi a prova notável da natureza dinâmica dos nossos museus e do seu objectivo democrático de atrair novos públicos”, escreveu Pellerin em comunicado, defendendo a importância de uma iniciativa como estas.

Todos os dias vai haver um tema diferente ao qual os museus, galerias e instituições culturais terão de responder. A semana arranca sob o tema Segredos, podendo-se esperar acesso aos bastidores e até algumas revelações. Coisas favoritas, família ou criatividade são alguns dos outros temas. E todos são convidados a participar nesta grande discussão cultural, seja partilhando experiências ou até fazendo perguntas ao museu que quiser, ou melhor, a quem está por trás desse museu.

Todas as intervenções, tudo o que acontecer nesta semana com a hashtag #MuseumWeek, vão ser gravadas. E depois, toda a história, todos os registos, ficarão numa cápsula do tempo a ser enterrada na Cité des Sciences et de l'Industrie, em Paris. Em 2035, será altura de as novas gerações desenterrarem o passado e descobrirem o que em 2015 aconteceu.

A lista completa das instituições associadas pode ser consultada aqui.

Sugerir correcção
Comentar