Museu George Orwell vai nascer na Índia

O restauro do velho bungalow de três quartos onde o escritor nasceu em 1903, e que chegou a correr risco de demolição, foi agora iniciado, segundo noticia o jornal The Guardian.

Foto
A construção do museu não foi um projecto pacífico na cidade indiana; o facto de dizer respeito a uma família inglesa ligada à exploração colonial motivou o desinteresse, e mesmo protestos, da população

Já se fala do projecto desde há alguns anos, mas parece que agora vai mesmo avançar. Depois de classificada pelo governo local em 2012, a casa onde George Orwell (1903-1950) nasceu, em Motihari, uma cidade indiana no estado de Bihar, vai ser transformada num museu dedicado a celebrar o autor de 1984

O restauro do velho bungalow de três quartos, que chegou a correr risco de demolição, foi agora iniciado, segundo noticia o jornal The Guardian. Com a pequena casa, as autoridades decidiram também restaurar o antigo armazém onde o pai de Orwell, Richard W. Blair, trabalhou como funcionário colonial e controlador da recolha de ópio, que depois era exportado para a China.

Foi por esta circunstância acidental que Eric Arthur Blair (nome de baptismo do escritor) nasceu em Motihari, no dia 25 de Junho de 1903. Mas, com apenas um ano de idade, acompanhou a mãe, Ida Blair, no regresso a Inglaterra, ao Oxfordshire. E nunca mais voltou à Índia.

“Estou encantado pelo facto de a velha casa onde o meu pai nasceu estar agora a ser restaurada para ser transformada num museu, que será, de resto, o primeiro que lhe é dedicado em todo o mundo”, disse ao Guardian Richard Blair, o filho do autor de O Triunfo dos Porcos. Richard Blair faz parte do comité que superentende, na University College de Londres, o arquivo que possui a maior colecção de testemunhos relativos à vida e obra de Georges Orwell, com manuscritos, cartas, livros, fotografias, gravações pessoais – e os Diários, que acabam de ser editados pela primeira vez em Portugal, com a chancela da Dom Quixote. E está a contar com que os outros membros do comité aceitem acordar uma parceria com o futuro museu na Índia, que poderá passar pelo empréstimo ou reprodução de peças do espólio orwelliano.

O restauro da casa e a construção do museu não foi, contudo, um projecto pacífico na cidade indiana. O facto de dizer respeito a uma família inglesa ligada à exploração colonial motivou o desinteresse, e mesmo protestos, da população. Motihari faz parte, de resto, do distrito de Champaran, onde, em 1917, Mahatma Gandhi lançou o movimento de desobediência civil que viria, três décadas depois, a levar à saída dos britânicos da Índia.

Em paralelo com a decisão do governo de Bihar, a salvaguarda e avanço do projecto do Museu George Orwell deveram também muito, recorda o Guardian, às iniciativas do empresário local Debapriha Mookherjee e do seu filho Bishwajeet. O primeiro impediu a demolição da velha casa, quando ela se encontrava em ruína, e Bishwajeet realizou mesmo um documentário, Orwell!... But Why? (2014), para explicar à população da terra quem foi George Orwell.

“As pessoas de Motihai não entendem que, mesmo se era inglês, Orwell foi um anti-imperialista e escreveu contra a exploração colonial”, disse Bishwajeet Mookherjee ao Guardian. “Eu fiz o filme para esclarecer os habitantes de Bihar acerca de Orwell, para lhes dizer que um grande escritor nasceu na sua cidade natal. É justo que honremos a sua memória”, acrescentou.

 

Sugerir correcção
Comentar