Museu d'Orsay bate recorde de visitas com exposição de Van Gogh e Antonin Artaud

A média diária de visitas à exposição, que encerrou no último domingo, foi de 6.374 pessoas.

Fotogaleria
Exposição reúne 45 pinturas de Van Gogh Reuters
Fotogaleria
Antonin Artaud escreveu sobre o pintor e essas palavras estão em confronto com as pinturas Reuters
Fotogaleria
AFP
Fotogaleria
AFP
Fotogaleria
AFP
Fotogaleria
AFP
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
AFP
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
AFP
Fotogaleria
AFP
Fotogaleria
AFP

A exposição que pôs lado a lado pinturas de Van Gogh com os escritos de Antonin Artaud, que encerrou no último domingo, dia 6, foi vista por 654.291 pessoas, um “recorde histórico” para o Museu d’Orsay, em Paris.

Van Gogh/Artaud. The Man Suicided by Society, que apresentava 45 pinturas e sete desenhos de Van Gogh (1853-1890) ao lado dos textos do poeta e dramaturgo Antonin Artaud (1896-1948), tornou-se assim na exposição mais visitada do museu parisiense.

Visitar esta exposição era também uma oportunidade para ver algumas obras de Van Gogh que não estão em colecções francesas, uma vez que parte das pinturas expostas estava emprestada por outras instituições como o Museu Van Gogh, em Amesterdão.

O objectivo da exposição, explicou aquando da inauguração Guy Cogeval, presidente do museu francês, era dar a conhecer ao público “duas obras maiores”. “Acreditamos que conhecemos Van Gogh, um dos pintores mais admirados pelo público nos cinco continentes, mas essa admiração repousa em alguns equívocos”. “Artaud escreveu um livro magistral sobre o pintor”, contou o presidente do Museu d’Orsay, explicando que “esse livro lembra-nos a condição essencial da pintura de Van Gogh, obra de um génio atormentado.”

Desde que abriu ao público a 11 de Março, e até 6 de Julho, quando encerrou, foram 654.291 as pessoas que por ali passaram. Em comunicado, o gabinete de comunicação do Museu d’Orsay escreve que a média diária de visitas à exposição foi de 6.374 pessoas.

O Museu d’Orsay vai agora encerrar para férias, fechando portas já na próxima segunda-feira, dia 14. Reabre depois a 15 de Agosto.

Sugerir correcção
Comentar