Museu do Teatro é da Dança também, depois de Sasportes doar biblioteca

Mudança de nome é oficializada nesta quarta-feira numa cerimónia no Museu.

Foto
José Sasportes tem reunido ao longo da vida um vasto espólio documental sobre a arte da dança Daniel Rocha

O antigo ministro da Cultura José Sasportes doa nesta quarta-feira a sua biblioteca e todo um espólio documental referente à dança ao Museu Nacional do Teatro, que a partir de agora se passará a chamar Museu Nacional do Teatro e da Dança, anunciou a secretaria de Estado da Cultura (SEC).

“Esta nova designação é o reconhecimento do papel histórico deste museu na área do teatro mas também da dança e uma forma de valorizar o papel da dança no quadro da criação cultural em Portugal”, lê-se na nota enviada.

A mudança de nome é formalizada nesta quarta-feira na mesma cerimónia em que José Sasportes doa a sua biblioteca pessoal, especializada em dança, com mais de três mil volumes, e, segundo a Lusa, um acervo documental do século XVII da mesma área artística. Nesta cerimónia, além de Sasportes estará o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, o director-geral do Património, Nuno Vassallo e Silva, e o director do Museu do Teatro e da Dança, José Carlos Alvarez. 

José Sasportes foi ministro da Cultura do Governo de António Guterres e também crítico de dança, director da Escola de Dança do Conservatório Nacional e director do Serviço Acarte da Fundação Gulbenkian. O anúncio da doação foi feito na semana passada pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), dirigido por Nuno Vassallo e Silva, que escreveu em comunicado tratar-se “de um importante contributo para o enriquecimento do Museu Nacional do Teatro”.

O ex-ministro da cultura José Sasportes, que foi também presidente da comissão portuguesa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) reuniu ao longo de décadas um fundo documental e uma biblioteca na área da dança “provavelmente únicos em Portugal”.

Sasportes, 78 anos, publicou em 1970 História da Dança em Portugal, trabalho sobre aquela expressão artística que foi então inédito no país. O ano passado, coordenou outra obra inédita, esta num campo de trabalho situado além-fronteiras: Storia della Danza Italiana. Um ano antes, em 2012, a Associazione Italiana per la Ricerca sulla Danza (Airdanza) tinha-lhe prestado homenagem com a publicação de Passi, Tracce, Percorsi – Scritti Sulla Danza in Omaggio a José Sasportes.

Ao longo da vida, José Sasportes tem-se dedicado a recolher vasta documentação e bibliografia dedicada à dança. 

Em 1981 recebeu a Ordem do Infante D. Henrique e em 1992 foi feito Grande-Oficial da Ordem do Mérito.

Sugerir correcção
Comentar