Museu de Arte Antiga teve 103 mil visitantes no primeiro semestre de 2016

Foto
Daniel Rocha

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, teve 103.614 visitantes no primeiro semestre deste ano, o que significa um aumento de 22 mil entradas face ao mesmo período de 2015, indicou este sábado à agência Lusa fonte daquela entidade.

De acordo com o seu gabinete de comunicação, o MNAA – que acolhe a mais relevante colecção pública de arte antiga do país, e o maior número de obras classificadas como tesouros nacionais – recebeu mais 22.375 visitantes no primeiro semestre deste ano do que em 2015: entre Janeiro e Junho do ano passado, tivera 81.239 visitantes, o que representa uma subida de 21,5% este ano.

Criado em 1884, o MNAA reúne uma colecção de pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média até ao século XIX. 

Para o director do museu, António Filipe Pimentel, este aumento de visitantes "reflecte o reconhecimento por parte do público da relevância do MNAA e das suas colecções, e é também fruto do enorme esforço que vem sendo feito por toda a equipa do museu no estudo, conservação e divulgação do seu acervo".

A 14 de Junho último, o museu inaugurou a nova exposição permanente de pintura e escultura portuguesa, após obras de renovação do terceiro piso, que duraram seis meses.

No percurso expositivo, que reúne um conjunto de 243 obras, na maioria pintura (152 peças) e um terço de escultura (91 peças) de autores portugueses, do século XIV ao XIX, foi introduzido um novo tipo de iluminação, mobiliário e narrativa que cruza as duas expressões artísticas.

Também foi incluído, depois de um restauro, o quadro A Adoração dos Magos, do pintor Domingos Sequeira (1768-1837), adquirido em Maio pelo museu, após uma campanha pública que reuniu 600 mil euros necessários para a compra a privados.

Em meados de Julho, a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) indicou à Lusa que os visitantes de monumentos, palácios e museus sob aquela tutela aumentaram 19,2% no primeiro semestre deste ano, em comparação com 2015, ultrapassando os dois milhões.

Nos primeiros seis meses de 2016, estes equipamentos afectos à DGPC tiveram um total de 2.210.696 entradas, enquanto em 2015 ascenderam a 1.853.889.

O aumento total de visitantes em percentagem foi de 19,2 – mais 356.807 visitantes este ano do que no mesmo período do ano passado – e, em particular, os museus, com uma subida de 26,5%, enquanto nos monumentos foi de 16,2%.

Na última audição do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, em meados de Julho, foi anunciado que este museu será o primeiro a servir de teste a um novo modelo de gestão das entidades culturais, mas que o novo estatuto jurídico "está ainda a ser estudado".

Sugerir correcção
Comentar