Funeral do pintor e arquitecto Nuno San-Payo marcado para esta sexta-feira

useu do Neorrealismo de Vila Franca de Xira tem patente uma exposição antológica da obra de San-Payo.

Foto
Nuno San-Payo tinha 88 anos DR

O pintor e arquitecto Nuno San-Payo morreu nesta quinta-feira, em Lisboa, aos 88 anos, de doença, informou à agência Lusa a Sociedade Nacional de Belas-Artes, da qual foi presidente na década de 1970.

Natural de Lisboa, Nuno San-Payo licenciou-se em arquitectura, frequentando a Escola de Belas Artes, tanto da capital como do Porto.

Filho do fotógrafo San-Payo, o artista plástico foi presidente da Direcção da Sociedade Nacional de Belas-Artes, entre 1973 e 1979, e presidente da Assembleia-Geral da mesma instituição, entre 1979 e 2002.

Uma exposição antológica do pintor está patente até 24 de Agosto, no Museu do Neorrealismo de Vila Franca de Xira.

Nuno San-Payo iniciou-se no desenho, mas a sua arte preferida foi a pintura, expondo desde 1948 na Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Figurativo-expressionista, no começo da década de 1950, passou depois para um abstraccionismo geométrico, realizando, nos anos 1970, pinturas neofigurativas inspiradas em fotografias em alto contraste, a representar cenas da vida quotidiana.

Na década seguinte, abandonou a arquitectura e dedicou-se exclusivamente à pintura, em trabalhos apoiados na estrutura da natureza-morta.

O corpo de Nuno San-Payo em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, onde será celebrada uma missa às 13h45. As cerimónias fúnebres terão lugar às 15h no Cemitério dos Olivais.

Sugerir correcção
Comentar