Morreu o actor Mário Jacques

Estreou-se em 1960 no Teatro Experimental do Porto e integrou diversas produções no cinema e televisão.

O actor Mário Jacques morreu neste domingo em Lisboa, após ter sido submetido a uma cirurgia ao coração, revelou à agência Lusa a actriz Manuela Maria Cortez.

Manuela Maria recordou Mário Jacques como um "bom actor e um bom colega", com quem contracenou no início dos anos 1970 no Teatro Maria Matos, sob a direcção de Igrejas Caeiro.

Nascido em 1939 no Porto, Mário Jacques estreou-se no teatro em 1960 no Teatro Experimental do Porto. Em 1970 fundou os Bonecreiros, grupo de teatro independente. Frequentou escolas de arte dramática em Estrasburgo e Moscovo e em 1990 obteve o prémio da Interpretação Masculina Palmira Bastos/António Silva, da Câmara Municipal de Lisboa, pela sua interpretação em Quem Tem Medo de Virgínia Woolf, de Edward Albee.

Passou pelo Teatro da Malaposta e no cinema actuou sob a direcção de António de Macedo, António Cunha Telles, Paulo Rocha, João Botelho e João Mário Grilo.

Participou igualmente em diversas produções televisivas e foi co-autor de Os Actores na Toponímia de Lisboa e traduziu livros de História do Teatro.

Sugerir correcção
Comentar