Morreu Edward Albee, autor de Quem Tem Medo de Virginia Woolf?

Um dos mais importantes e influentes dramaturgos dos EUA, era reconhecido pelos diálogos inflamados e abordagem mordaz. Morreu na sexta-feira, aos 88 anos.

Edward Albee morreu na sexta-feira
Fotogaleria
Edward Albee na gala dos Tony Awards, em Nova Iorque, em 2005 Jeff Christensen/Reuters
Fotogaleria
Albee e Kathleen Turner em 2013 durante uma homenagem ao autor Michael LOCCISANO/AFP
Fotogaleria
A Cabra, ou Quem é Sílvia? estreou-se em Portugal em 2004, com encenação de Álvaro Correia, na Comuna NUNO FERREIRA SANTOS

O dramaturgo norte-americano Edward Albee morreu na sexta-feira, aos 88 anos, em Montauk, no estado de Nova Iorque. A morte do autor da peça Quem Tem Medo de Virginia Woolf? foi confirmada pelo seu assistente ao New York Times e ocorreu na sequência de uma curta doença.

"A todos os que me tornaram tão maravilhoso, tão excitante e tão pleno estar vivo, os meus agradecimentos e todo o meu amor", escreveu o dramaturgo há anos, antes de ser submetido a uma complexa cirurgia, numa nota que desejava que fosse divulgada por ocasião da sua morte.

Edward Albee era um dos mais importantes e influentes dramaturgos dos Estados Unidos, reconhecido pelos seus diálogos inflamados e pela abordagem mordaz. Iniciou a sua carreira no teatro no final dos anos 1950 e recebeu o prémio Pulitzer por três vezes - nenhuma delas pela sua obra mais conhecida, Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, de 1962, que depois de ser envolta em controvérsia foi adaptada ao cinema em 1966 e valeu a Elizabeth Taylor, que nele contracenava com o seu eterno par Richard Burton, um Óscar. Com os proventos da peça, Albee desenvolveu várias iniciativas de apoio a novos autores norte-americanos e, em 1967, criou uma fundação para receber escritores e artistas plásticos por períodos curtos, em Long Island.

É também autor de Tudo no Jardim, A História do Jardim Zoológico, A Morte de Bessie Smith ou Caixa de Areia - editadas em Portugal na colecção Livrinhos de Teatro dos Artistas Unidos. Um Equilíbrio Delicado, de 1966 (que estreou em Lisboa no ano seguinte, com Varela Silva e Amélia Rey Colaço), e Paisagem Marinha, de 1975 (inédita em Portugal), receberam o prémio Pulitzer de melhor peça. Nos anos 1980, o autor pareceu perder o favor do público apesar de The Lady from Dubuque (1980), mas Três Mulheres Altas, de 1994 (montada no São Luiz dois anos depois), iniciou uma nova fase de reconhecimento e deu-lhe o seu terceiro Pulitzer. 

A Cabra, ou Quem é Sílvia?, de 2002, mostrou um Albee ainda muito capaz de surpreender a plateia. Na peça, a personagem principal apaixona-se por uma cabra - o texto estreou-se em Portugal em 2004, com encenação de Álvaro Correia, na Comuna. 

Nos EUA, em 2005, Quem Tem Medo de Virginia Woolf? voltou à Broadway e, um ano depois, a Londres, sob o olhar atento de Albee, com Kathleen Turner e Bill Irwin nos principais papéis.

Sugerir correcção
Comentar