Hora a Hora


Hoje

18h30: Miguel Vieira

19h30: Pedro Mourão

21h30: Ana Salazar

Sábado

15h: Anabela Baldaque

16h: Nuno Gama

17h30: Luís Buchinho

19h: José António Tenente

21h30: Paulo Cravo/Nuno Baltazar

22h30: Fátima Lopes

Domingo

15h: Lidija Kolovrat

16h: Marco Mesquita

17h: Osvaldo Martins

18h: Katty Xiomara

19h: Alexandra Moura

20h30: Dino Alves

Todos os desfiles serão transmitidos pela Fashion TV, que retransmitirá o evento para 130 países de 18 de Abril a 1 de Maio, às 13h, 21h30 e meia-noite.


ModaLisboa: Vestidos para a guerra?

Foto
DR

Os especialistas são taxativos: os períodos de recessão e guerra influenciam a moda. Como todas as áreas do design, o estilismo existe e evolui em diálogo com o contexto social, político e económico. A fragilidade dos mercados, pode, por exemplo, condicionar a escolha de materiais. Mas falta um factor essencial: o que as pessoas sentem.

Nos últimos tempos contestou-se - com camuflados e calças militares. Hoje, quando a 20ª edição da Moda Lisboa começar, às 18h, no grande Armazém Terlis, em Alcântara (até domingo), 16 criadores nacionais vão mostrar o que será o pós-guerra através das suas colecções Outono/Inverno 2004.

Numa breve ronda telefónica, quase metade dos participantes neste que é o maior evento dedicado em Lisboa à criação de moda, confessam que as suas novas colecções foram influenciadas pelo contexto de instabilidade que tem vindo a instalar-se internacionalmente desde os ataques do 11 de Setembro.

Há uns meses, quando estas colecções foram concebidas, a guerra não tinha ainda data marcada, mas os sinais de indefinição e mudança eram inequívocos e estavam já a influir a moda há pelo menos três estações, dizem os criadores.

Os camuflados, que começaram por ser usados por civis nos anos 70 nas manifestações de contestação à guerra do Vietname - e que entretanto se tinham tornado num elemento residual - regressaram em força há três estações através da Comme des Garçons.

Na estação seguinte, vários criadores de renome internacional, sobretudo europeus, desenvolveram o tema, associando por exemplo calças militares a sapatos de saltos finos e super femininos que já se estavam a afirmar - artistas como Kylie Minogue ou Madonna serviram de veículo à ideia dessa mulher urbana e sofisticada mas também "engagé" e reivindicativa. Depois, foi a vez de a indústria entrar em cena, massificando as influências.

Na origem de tudo isto, diz Paulo Gomes, director artístico da Moda Lisboa e editor de moda, está uma atitude política "desaparecida da moda já desde finais dos anos 70, início dos 80". Aquilo a que se assistiu nas últimas estações, explica, é um tipo de posicionamento verdadeiramente radical e contestatário, que terá morrido com a dissolução do movimento "punk". O "punk" começou por ser apadrinhado por estilistas como a britânica Vivienne Westwood, desde o início ligada à voz disruptiva e anárquica dos míticos Sex Pistols, saídos dos subúrbios empobrecidos de Londres para apontar o dedo à monarquia britânica e gritar "Nem tudo está bem no reino de sua majestade!".

Mais longe ainda na cronologia do século XX industrializado, há exemplos históricos que parecem provar a ideia defendida por este especialista de que "as alturas de recessão, em que há no ar uma certa angústia e revolta, são as épocas mais criativas na moda": a masculinização das roupas femininas durante a II Guerra Mundial, pela mão da francesa Coco Chanel, atenta aos novos papéis sociais e laborais a desempenhar pela mulher e, no pós-guerra, a resposta da Dior ao cansaço da terrível recessão com o mais deslumbrante e inesperado dos faustos, em linhas completamente fluídas e tecidos nobres aparentemente descontextualizados numa Europa em ruínas.

Três décadas depois, e do outro lado do Atlântico, numa América endividada pela guerra do Vietname, Mary Quant responde à crise cortando nos tecidos e introduzindo a revolução da minissaia.

Oráculos

Ao contrário do que se passava no passado - em que ao criador cabia também a função aparentemente divinatória de responder às necessidades e vontades do consumidor quase a um ano de elas surgirem - hoje há especialistas que se dedicam exclusivamente a antecipar as tendências e apetências.

Li Edelkoort, a editora da empresa de consultoria Trend Union, que fornece estes serviços, é tida por muitos como "o oráculo da moda". Há já um ano, quando esteve em Portugal para uma série de palestras, a convite, precisamente, da associação Moda Lisboa, dizia: "A esquerda e a direita opõem-se cada vez mais, mas a direita está a subir. Vamos entrar num período difícil."

A previsão de um mundo mais hostil, conflituoso e agressivo, serviu a Li Edelkoort como base de reflexão sobre o que poderia tornar-se apelativo para os consumidores durante o Outono e Inverno de 2004: faixas para envolver o corpo, porque dão uma sensação de protecção; o branco, porque instala uma sensação de paz e calma, mas também os tons inspirados na areia e na sombra, e cores mais gastas, menos frescas e, por isso, menos chocantes. Por fim, a ideia de uma mulher preparada para lutar, uma amazona ou caçadora.

São coordenadas para serem seguidas, subvertidas ou completamente ignoradas pelos criadores. Mas Alexandra Moura, uma das mais jovens e promissoras criadoras envolvidas este ano na Moda Lisboa, parece estar em perfeita consonância com elas. O título que escolheu para a colecção é, aliás, elucidativo: "Sobreviventes". Reflecte sensações generalizadas de "insegurança" e "fome de protecção", bem como "necessidades físicas e espirituais" de acreditar "em algo ou alguém que olha por nós". A resposta a esses sentimentos: polainas, caneleiras, largas faixas de tecido ou fita entrançadeira tricotada que evolvem o corpo, cabeleiras e máscaras.

Do lado dos veteranos, Ana Salazar usa terminologia semelhante, falando também numa sensação de que "temos que nos proteger contra tudo" - a guerra, as doenças, a comida... - e, sem entrar em detalhes ("será surpresa..."), explica que é também através dos acessórios que se procurará oferecer uma "sensação de segurança".

As respostas são tão diversas como os criadores e o cunho autoral que têm vindo a desenvolver. Katty Xiomara, que tem apostado numa linha mais romântica e delicada, fala numa "nostalgia", num desejo de "desenvolver um optimismo baseado em boas recordações" face a um presente essencialmente adverso.

Numa repescagem de estilos que abrange várias épocas, Xiomara explica ter pensado a sua colecção "como quem abre um baú cheio de boas memórias", trazendo de volta cores "empoeiradas" como os rosas velhos, os beringelas deslavados, os brancos sujos e os pretos gastos.

Mas há extremos opostos. Osvaldo Martins responde com um grito de liberdade, alegria e dinamismo - calções muito curtos e minissaias, por exemplo, em que a cor é o ponto forte -, mas também uma "piéce de resistence": uma gabardina que se transforma em tenda e saco-cama. Numa opção radical, Lidija Kolovrat aposta numa colecção em vermelho integral : "O vermelho é sangue, mas o sangue também é um principio de vida, é sexy, emocional, erótico. É um 'statement' pela positiva."

Este ano, depois do susto provocado pelo congelamento das candidaturas de Lisboa e Vale do Tejo ao Programa Operacional de Economia, a Moda Lisboa tem um orçamento de 698 mil euros, dos quais 449 mil foram atribuídos pela Câmara Municipal de Lisboa (mais 274 mil euros do que no ano passado).

Sugerir correcção
Comentar